A Band lança no dia 18 de maio, terça-feira, mais uma novela na faixa das 20h25. O último episódio de Floribella será levado ao ar na véspera.
Nazaré é uma superprodução portuguesa protagonizada pela atriz brasileira Carolina Loureiro (Nazaré) e pelos portugueses José Mata (Duarte) e Afonso Pimentel (Toni). A produção escrita por Sandra Santos foi líder de audiência durante sua exibição entre 2019 e 2020 pelo canal SIC. Tamanho sucesso gerou uma segunda temporada, que está sendo gravada atualmente. Na exibição brasileira, o tema de abertura é a música “O Sol”, hit de Vitor Kley, namorado de Carolina Loureiro. O cantor gravou uma breve participação na trama.
A novela conta a história de Nazaré, uma jovem que foi abandonada pelo pai ainda na infância e agora cuida sozinha de sua mãe que sofre com um tumor inoperável no cérebro. Para salvar sua mãe Matilde, Nazaré é obrigada a trair Duarte, um playboy filho de um magnata da indústria de móveis.
Confira os principais personagens da trama:
Nazaré (Carolina Loureiro)
Quando era criança, foi abandonada pelo pai, que cometeu um homicídio. Desde então é a única que cuida de sua mãe Matilde, que após o episódio entrou em uma depressão profunda e foi diagnosticada com um tumor inoperável no cérebro. Desde muito cedo Nazaré habituou-se a assumir responsabilidades para conseguir pagar as contas da casa, colocar comida na mesa e comprar os remédios de sua mãe.
A vida difícil que Nazaré tem desde muito nova não roubou sua alegria. É lutadora e nunca vê o lado ruim da vida, nem quando percebe que o estado de saúde da mãe está piorando. Seu principal objetivo é conseguir dinheiro para pagar um cirurgião em Londres, que dizem ser o único capaz de operar sua mãe. Para alcançar esse objetivo ela irá fazer tudo que estiver ao seu alcance, até mesmo cometer um assalto ao lado de seu namorado Toni.
Duarte Blanco (José Mata)
Um rapaz mimado, filho de um magnata da indústria madeireira e dono da gigante Atlântida. Sempre teve tudo o que quis e o melhor que o dinheiro pode comprar. Adora carros velozes, mulheres e nunca trabalhou um dia sequer. Vive sem compromissos, tendo um relacionamento aberto com Bárbara, que aparenta querer algo sério.
Contudo, sua vida irá mudar muito em breve quando o destino decide inesperadamente colocar Nazaré em seu caminho, a única pessoa que o faz repensar sua personalidade.
Toni Silva (Afonso Pimentel)
Ao contrário de sua namorada Nazaré, ele não tem muita moral e não pretende desistir da vida no crime tão cedo. Seu grande objetivo é ficar rico após dar um golpe que resolverá sua vida. Os escrúpulos que possa ter são facilmente contornáveis com algum dinheiro extra.
Existem poucas pessoas em que Toni confia e que conseguem convencê-lo a fazer a coisa certa, sendo um deles seu irmão Matias e a própria Nazaré, sua companheira desde a escola e amor de sua vida. Ela é a única que conhece todos os seus esquemas.
Matilde Gomes (Custódia Gallego)
Era uma mulher feliz, até que o Joaquim foi embora deixando-a sozinha com uma filha, Nazaré, para criar. A descoberta da traição do marido com Dolores fez com que ela entrasse em um profundo estado de depressão.
Alguns anos depois, foi diagnosticada com um tumor inoperável no cérebro e que não para de crescer. Ela muda com a doença e sente que ela e a filha não mereciam todo o sofrimento pelo qual estão passando. Nazaré é o seu maior orgulho. Apesar de saber que a filha é impulsiva, sabe que criou uma mulher com valores.
Joaquim Gomes (Rogério Samora)
Após fugir de Portugal e deixar sua família, Joaquim foi para a Espanha, onde precisou mendigar pelas ruas de Barcelona. Com o tempo, ele aprendeu a sobreviver usando seu talento artístico fazendo caricaturas em La Rambla, depois aperfeiçoando seu traço e copiando obras nos museus da cidade, tornando-se um dos falsificadores de quadros mais solicitados da Península Ibérica.
Essa ascensão lhe garantiu dinheiro e a proteção de uma quadrilha, mas ao saber que seu antigo rival morre, decide deixar tudo isto para trás e voltar para Portugal. Assim, Joaquim desaparece e deixa a quadrilha sem ninguém que o substitua. Só que escapar não é tão fácil como ele pensa e seus antigos empregadores irão fazer de tudo para localizá-lo.
António Blanco (Virgílio Castelo)
António gerencia a empresa Atlântida com a ajuda do irmão Félix. Apesar dos seus esforços para que o único filho, Duarte, se interesse pelo que irá herdar, ele está certo de que esse dia está longe de chegar. Mas não está.
Pouco antes de ir com o filho para sua casa no campo, António descobre que Félix planeja um incêndio de grandes proporções para comprar a madeira mais barata. Ele discute com o irmão, ameaça expô-lo e entregá-lo à polícia se ele não cancelar tudo. Mas esta discussão só vem acelerar aquilo que Félix e sua mulher Verónica planejam há anos: conquistar o império de António, mesmo que isso signifique sua morte.
Félix Blanco (Albano Jerónimo)
Ambicioso, invejoso, sem escrúpulos, possessivo. Qualquer um desses adjetivos pode ser usado para definir Félix, o sócio minoritário e vice-presidente da Atlântida, irmão de António.
Casou-se apaixonado por Verónica, mas ao longo dos anos a relação esfriou. Hoje em dia eles têm um casamento de fachada, movido pelo objetivo em comum de ter poder.
Sua fraqueza são seus dois filhos: Bernardo, com o qual não consegue lidar por serem diferentes, e Érica, que considera uma força da natureza e rebelde, além de ser ambiciosa como o pai e linda como a mãe.
Verónica Blanco (Sandra Barata Belo)
Designer de móveis da Atlântida, é a esposa de Félix, mãe de Érica e Bernardo. Quando conheceu seu marido, viu que era o homem certo para ela: tinha a sua ambição e não se contentava com um segundo lugar em nada na vida. Assim como Félix, sabe que o amor que tinham um pelo outro se transmutou em outra coisa, uma parceria capaz conquistar qualquer coisa.
Tenta ser a melhor mãe que consegue para os seus filhos, mas entra em constantes conflitos com Érica, que herdou sua beleza, força e energia, mas infelizmente prefere prolongar a adolescência numa rebeldia sem fim. Já Bernardo foi quem lhe ensinou o que era amar sem esperar nada em troca.
Bárbara Soares (Filipa Areosa)
Assim como sua mãe Dolores, a garota é uma lutadora, mas sua ambição desmedida faz com que lute pelas coisas erradas: dinheiro, posição social e uma vida sem esforço. Ela mostra esses traços desde pequena. Bárbara ainda não superou a morte de seu pai, o que a faz não respeitar sua mãe, pela qual culpa pelo adultério e vida de miséria que teve. Tem mania de grandeza, recusa-se a ajudar e despreza o irmão Luís por não ter ambição.
Está em um relacionamento aberto com Duarte, já que o herdeiro da Atlântida não gosta de compromissos. Bárbara sabe que ele tem outras mulheres, mas fecha os olhos pois está convencida de que irá ganhar o coração do rapaz definitivamente. Mas quando Nazaré aparece na vida de seu pretendente, ela percebe que tem um grande problema para resolver.
Confira os resumos dos capítulos da primeira semana de exibição de “Nazaré”
Terça-feira 18/05
Nazaré descobre que sua mãe Matilde precisar fazer um tratamento de saúde que custa muito caro e pede ajuda ao namorado, Toni, para conseguir esse dinheiro. Ela vende pães na porta de uma casa noturna e acaba discutindo com Duarte, playboy filho de Antônio, um grande empresário. Ele descobre que está que está sendo roubado por Félix, seu irmão e sócio na empresa Atlântida. Toni tem um plano para conseguir ajudar Nazaré. Ele ateia fogo nas redondezas da casa dos empresários. Quando todos saem com medo das chamas, ele e Nazaré entram na mansão para roubar objetos valiosos. Na fuga, Nazaré encontra Duarte caído na mata, em meio às labaredas, e salva a vida do playboy. Félix tenta matar o irmão para ficar com fortuna da família.
Quarta-feira 19/05
Nazaré e Duarte procuram por Antônio, que pode estar no meio das chamas. Duarte encontra o pai, que na tentativa de socorrê-lo acaba se ferindo gravemente. Na chegada ao hospital, Nazaré recebe a notícia de que ele não sobreviveu. Mas há uma grande reviravolta e Duarte aparece vivo para a surpresa de todos. Felix fica indignado por não ter conseguido matar pai e filho. Toni volta até a mansão e rouba mais objetos. Felix e a esposa lamentam que Duarte não morreu e percebem que objetos foram roubados da casa. A policial Laura procura pelo marido e o filho que desapareceram no incêndio. Cris e Gonçalo são encontrados com graves ferimentos na mata. Nazaré encontra Duarte na praia e ali começa uma grande amizade.
Quinta-feira 20/05
Os moradores que tiveram suas casas atingidas pelo fogo são levados para um asilo. Toni mostra os objetos roubados da mansão para Nazaré. Ela não gosta e pega a mochila com os objetos roubados para devolvê-los. No caminho, encontra o capanga de Felix, que vê todos os objetos da casa com Nazaré. Eles discutem. Felix tem um plano e vai até a casa de Nazaré oferecer um emprego. Nazaré é contratada pela fábrica e vai até a mansão, onde encontra Duarte. A irmã de Cris vai até a boate e pede para os amigos se afastarem do irmão, que pode ter uma recaída. A caravana solidária começa e Duarte ajuda. No primeiro dia de trabalho, Nazaré é obrigada a trocar de roupa. Ela não gosta e vai embora.
Sexta-feira 21/05
Duarte vai para a fábrica e anuncia que vai assumir a presidência da empresa. Verônica não gosta da notícia. Felix diz que vai ajudar, mas tenta convencer o sobrinho do contrário. Nazaré conta a Toni que irá trabalhar com Duarte. Toni reage mal à notícia e acaba discutindo com Nazaré. Felix tenta comprar as terras de Dolores que recusa a proposta. Felix oferece tratamento médico para a mãe de Nazaré, que aceita a oferta. A namorada de Duarte não gosta de ideia de Nazaré ser assistente do namorado. Verônica encontra a irmã Ruth desmaiada dentro de casa. A irmã conta a Verônica que tentou fazer um aborto.