Publicidade

Ele estava internado desde o dia 9 de fevereiro no Hospital Santa Genoveva. Ele deixa esposa e duas filhas; conheça a trajetória do político que estava no sexto mandato na Assembleia Legislativa de Minas.

O deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB) morreu, na manhã deste sábado (17), em decorrência da Covid-19. O parlamentar estava em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Genoveva há dois meses. Ele deixa esposa e duas filhas.

A informação foi confirmada pela assessoria do parlamentar em suas redes sociais:

Covid-19

Luiz Humberto foi internado na unidade no dia 13. No dia 15, ele foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No dia 8 de março, o deputado necessitou de intubação por meio de traqueostomia para facilitar a respiração. Dez dias depois, a assessoria informou que o parlamentar permanecia na UTI, mas respondia bem ao tratamento.

Biografia

Luiz Humberto Carneiro tinha 68 anos, estava no sexto mandato de deputado estadual e era produtor rural. Filiado ao PSDB, as principais regiões de atuação política dele eram Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

Ele deixa a esposa Sara Teodoro Miranda e as duas filhas, Lavínia e Bárbara Carneiro.

Natural de Uberlândia, Luiz Humberto foi presidente do Sindicato Rural do município (1990-1998) e coordenou, em nível nacional, o movimento “Não Posso Plantar”. Foi secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento (1991-1995) e de Habitação (1996-1999) em Uberlândia, nos mandatos de Virgílio Galassi e Paulo Ferolla.

Ingressou no Parlamento estadual como suplente em janeiro de 2003, já no último mês daquela legislatura. Em fevereiro do mesmo ano, na nova composição da Casa, tomou posse como deputado estadual efetivo. Depois, foi reeleito ao cargo de deputado estadual em 2006, 2010, 2014 e 2018. Reeleito para o sexto mandato em 2018, exerceu a posição de líder do Governo de Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) de janeiro de 2019 até março de 2020.

Além disso, em 2005 foi o líder do PSDB no Legislativo mineiro, cargo que ocupou por cinco anos consecutivos. Também foi líder do bloco Social-Democrata (PSDB, PTB, PMN e PR) por quatro anos (2007-2010). Ainda foi líder do Governo de Minas na Assembleia nas gestões de Antônio Anastasia (PSD).

Condecorações

Luiz Humberto Carneiro recebeu em Patos de Minas em 2003, a Medalha Antônio Secundino de São José, conferida pelo governo estadual aos que se destacaram no desenvolvimento do agronegócio e meio ambiente. Também foi condecorado com a medalha Santos Dumont, conferida pelo Governo do Estado; medalha da Ordem do Mérito Legislativo, conferida pelo Legislativo mineiro; medalha da Ordem Regional do Mérito Associativista, conferida pelas prefeituras que compõem a Associação dos Municípios do Vale do Paranaíba (Amvap); e medalha da Inconfidência, pelo Governo de Minas.https://e22daa28aefd1a53510db9f905774ee4.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Diplomado como integrante da Frente Parlamentar Cooperativista de Minas Gerais (Frencoop). Recebeu título de cidadão honorário dos municípios de Nova Ponte, Iraí de Minas, Centralina, Estrela do Sul e Canápolis.

Projetos

O trabalho realizado desde 2003, garantiu a liberação de recursos para vários municípios das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de MG, atendendo às áreas de Saúde, de Educação, de Segurança, de Assistência Social e de Infraestrutura.

Luiz Humberto Carneiro foi autor de projetos que deram origem a leis que melhoraram a vida das pessoas com deficiência, geraram empregos, ajudaram as famílias de baixa renda a reduzirem o consumo de energia elétrica e ofereceram melhores condições para os produtores rurais, entre elas:

  • Lei do Aquecedor Solar (Lei nº15.074/2004): dispõe sobre a utilização de energia solar na construção de habitações populares, reduzindo o custo de energia elétrica para a população de baixa renda.
  • Lei da Acessibilidade (Lei nº15.426/2005): determina a instalação de rampas e de condições que permitam o acesso e a comodidade de pessoas com necessidades especiais nas construções públicas.
  • Lei do Incentivo Fiscal (Lei nº16.513/2006): determina mecanismos de proteção à economia de Minas, por meio de incentivos fiscais às empresas que queiram se instalar em nosso Estado, fortalecendo a geração de emprego e de renda.
  • Dia do Produtor Rural (Lei nº 17.346/2008): Institui o Dia do Produtor Rural Mineiro. Iniciativa inédita para a valorização do homem do campo.
  • Lei do Acesso à CNH por Deficientes (Lei nº21.157/2014): estabelece a criação de uma Comissão de Exames Especiais do Detran-MG em cada uma das cidades-sede das regionais da Polícia Civil (Risp’s), facilitando o acesso de pessoas com deficiência à carteira de motorista.
  • Lei das Lâmpadas Econômicas (Lei nº 22.488/2016): Com esta medida, é possível economizar até 80% com energia elétrica em órgãos públicos do Estado. Economia de dinheiro público para aplicar onde realmente precisa.
  • Lei da Proteção das Nascentes (Lei nº 22.622/2017): Obriga empresas concessionárias de serviços de abastecimento de água e energia elétrica a contribuírem financeiramente com a proteção e a recuperação das nascentes.
  • Lei do Banheiro Químico Acessível para Pessoas com Deficiência (Lei nº 22.916/2018): Obriga a instalação de banheiros químicos com acessibilidade em eventos organizados em espaços públicos, como conferências, feiras e festas populares.

Ele ainda foi autor de mais de 130 leis que declararam como utilidade pública estadual várias entidades constituídas com o fim exclusivo de servir à coletividade nas áreas de assistência social, à saúde, à educação, ao esporte, ao emprego, entre outras. Esse título significa o reconhecimento do poder público à atuação dessas instituições, que podem, então, pleitear isenções fiscais e financiamentos estaduais.

Fonte: G1 Triângulo

Deixe uma resposta