O candidato a prefeito Leonídio Bouças (PSDB) participou na noite desta quinta-feira (8) do primeiro debate político realizado pela Band Triângulo. Ele destacou a importância do espaço para o processo eleitoral e a democracia, dando oportunidade para o eleitor conhecer as propostas que serão apresentadas ao longo do período eleitoral.
Leonídio Bouças lamentou a ausência do candidato do Partido Progressistas (PP), Paulo Sérgio Ferreira, e ressaltou que os debates políticos dão a oportunidade para o candidato mostrar de forma real a que veio e quais são as suas propostas. “O espaço é importante, mas é pouco para apresentar todas as nossas propostas. Falei sobre a saúde, segurança pública, mas não deu para falar sobre a mudança no sistema de educação, no estudo para a implantação do veículo leve sobre trilhos e outros projetos. Mas, não é sobre o candidato, mas o que interessa é a gente de Uberlândia”, disse.
Durante o decorrer do debate, o candidato do PSDB mostrou todo o preparo para o cargo a que concorre com a experiência acumulada em 36 anos de vida política. Ele destacou sua participação em vários governos do município e suas contribuições, como a implantação de novos bairros, construção de unidades de saúde, construção do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila e do Terminal Central, entre outras ações. “Sinto-me honrado em ter participado e ajudado vários governos municipais. Não fui eu que precisei deles, eles que quiseram a minha participação. Isso fez com que eu acumulasse experiências e estivesse pronto para este momento. Eu tô pronto”, reforçou Leonídio Bouças.
O debate
O debate foi mediado pelo jornalista Ricardo Bagnete e dividido em três blocos, e as considerações finais. No primeiro bloco, o candidato sorteado escolhia o candidato para perguntar. Neste, Leonídio Bouças teve a oportunidade de questionar o candidato Gilberto Cunha sobre o funcionalismo público e para a candidata Dandara (PT) sobre segurança pública. Ele foi questionado pela candidata Daphiny Preta (PRTB) sobre a área da saúde e por Dandara sobre os desafios da cidade.
Já no segundo bloco, as perguntas foram feitas pelos jornalistas do veículo de comunicação e coube ao jornalista Gessione Serrati questioná-lo sobre a área econômica e o incentivo a informais, pequenos, médios e grandes empreendedores. O candidato ressaltou que pela primeira vez, Uberlândia ficou fora das 20 cidades com o maior PIB. “A cidade está perdendo força e para recuperar sua posição econômica é preciso trabalhar em programas de capacitação, modernização da administração pública, agilizar processos burocráticos para facilitar a vida das pessoas que empreendem.”
No terceiro bloco, candidatos voltam a perguntar candidatos pela ordem de sorteio. Leonídio Bouças voltou a escolher Gilberto Cunha sobre o que ele realmente pensa sobre o agronegócio. Por sua vez, Gilberto Cunha também escolheu o candidato do PSDB para o seu questionamento e abordou sua trajetória política. “Sinto orgulho pelo meu passado e honrado por ter condições de ajudar o povo de Uberlândia. Tenho experiências amplas e um candidato a vice que é neto de um dos melhores prefeitos que a cidade teve e deixou um legado. Formamos uma dupla que está pronta para dar respostas a todos os anseios do povo. Tô pronto!”, completou.
Leonídio Bouças
Médico, professor, empresário e produtor rural, eleito vereador em 1988, vice-presidente da Câmara Municipal de Uberlândia em 1989 e 1990, assumindo em 1991 a presidência da Casa. Em 1992, ingressou no Executivo como vice-prefeito de Uberlândia, ao lado de Paulo Ferolla. Exerceu também o cargo de secretário municipal de Habitação e Meio Ambiente em 1994, ano este que elegeu-se Deputado Estadual por Minas Gerais, pela primeira vez, sendo o mais votado no Triângulo Mineiro. Foi secretário municipal de Serviços Urbanos e também de Agropecuária e Abastecimento. Em 2007 foi diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado do Estado (INDI). Em 2012, voltou para a Assembleia Legislativa e em 2015 foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça da ALMG. Atualmente está em seu sexto mandato. No setor privado, atua como empresário na área da educação e do agronegócio, através da produção de grãos e carne.
Gustavo Galassi
Gustavo Galassi Gargalhone é nascido em Uberlândia, filho de Lione Gargalhone e Regina Galassi Gargalhone e neto do ex-prefeito Virgílio Galassi. Casado com Ana Cândida Guimarães, é pai de Otávio e Virgílio. Formado em agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia, é empresário e foi presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, na gestão 2018/2020.