Lavagem do carro: entenda quais cuidados são necessários
5 mins read

Lavagem do carro: entenda quais cuidados são necessários

Você sabe quais são os cuidados para lavagem do carro? Se não sabe, é importante ter esse tipo de conhecimento para poder cuidar melhor do seu automóvel e conservar o valor dele na hora de revendê-lo. Nem todo veículo consegue ser vendido pelo preço da Tabela Fipe, mas dependendo do cuidado que ele recebeu, talvez se aproxime bastante e possa facilitar a vida do motorista no futuro.

Hoje em dia, com o mercado de carros novos sofrendo por causa da pandemia e da escassez de produtos à venda, o preço de veículos novos subiu consideravelmente. Por essa razão, tornou-se muito mais difícil conseguir comprar um automóvel novo. Na prática, o mercado de usados e seminovos é quem se destaca, com os veículos sendo mais comercializados. Além disso, é importante manter a qualidade do seu veículo para conseguir vendê-lo depois.

Por isso, é importante entender quais são os cuidados para lavagem do carro, de modo a usá-la corretamente e evitar danos colaterais ao automóvel. Quer aprender? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Quais os cuidados para lavagem do carro? 5 itens a ter atenção

1. Tipo de esponja usada

Um dos primeiros cuidados na lavagem de um carro é ter atenção ao tipo de esponja que você usará. Afinal de contas, esse elemento impacta na conservação do seu veículo e pode até gerar danos, se mal utilizado.

Na prática, a esponja usada deve ser bem macia. Você não deve usar aquela parte áspera da esponja para esfregar o carro, pois isso pode arranhar a lataria. O ideal é usar a parte mais macia, amarela, para lavar sem causar danos.

Se você puder, deve usar um pano macio também, que é uma boa opção, embora a esponja seja a melhor alternativa.

2. Seque o carro depois

Depois de lavar o carro, muitos motoristas deixam o automóvel secando no sol. Entretanto, isso gera um problema sério que desvaloriza bastante o veículo: manchas na lataria.

Elas acontecem porque a água da torneira conta com alguns traços de calcário (é parte do problema na sua máquina de lavar roupas, por exemplo). Normalmente, esses traços de calcário não fazem mal, mas eles podem manchar a lataria do carro se você deixar o automóvel secar no sol.

O ideal, portanto, é usar um pano de microfibra para secar o seu automóvel por conta própria, sem deixar o calcário ser absorvido pela lataria.

3. Atenção com a cera pós-lavagem

Nem toda lavagem de carro pede o uso de cera depois. No entanto, é importante acompanhar exatamente a quantidade de lavagens que a sua cera aguenta e só depois usá-la novamente.

Cada vez que lavamos o carro, tiramos um pouquinho da cera junto com a sujeira e a poeira. Por isso, é vital acompanhar a durabilidade de cada produto e, quando chegar a hora de reaplicar o material, fazê-lo após a limpeza.

4. Use apenas os produtos certos

Um cuidado importante para ter na hora de lavar o carro é usar apenas os produtos certos para isso. Muita gente improvisa os materiais de limpeza, mas isso acaba sendo mais negativo do que positivo e pode causar danos ao seu veículo.

Por exemplo, existem pessoas que misturam o cloro, desinfetante e outras coisas na hora da limpeza. Isso é um problema, pois esses produtos não devem ser usados na lataria do carro.

Caso você não tenha produtos exclusivos para o veículo, o ideal é usar apenas um detergente neutro e água. Pronto! Só isso com a esponja macia já é o suficiente para a limpeza. Caso você tenha produtos específicos, pode usá-los segundo as instruções dos fabricantes.

5. Cuide da lavagem interna também

Por fim, além de lavar por fora, é importante lavar o seu carro por dentro também, ou melhor: “lavar”, já que a parte interna é limpa de outra forma.

Os tapetes de borracha podem ser lavados e deixados para secar no sol normalmente, enquanto o painel, volante e outras peças devem ser limpos com um pano macio e um multiuso ou equipamento específico. A tela multimídia deve ser limpa com um álcool específico para telas, o mesmo usado em smartphones ou no computador.

Já os bancos devem ser aspirados e, caso sejam de couro, podem ser lavados com um pouco de água, mas bem de leve, apenas para tirar a sujeira mesmo. Não esqueça de hidratar o banco depois com um produto específico para isso.

Pronto! Agora que você já sabe quais os cuidados para lavagem do carro, é hora de colocar o conteúdo em prática para ter os melhores resultados possíveis ao lavar o seu automóvel e conservar o valor dele no mercado. Não esqueça de que uma bela limpeza pode fazer maravilhas pelo seu automóvel e realmente valorizá-lo bastante. Melhor dizendo: um veículo sujo pode perder muito valor na negociação com uma revenda.

E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o tema!

Deixe uma resposta