
Jurista Joaquim Falcão afirma: “Brasil é o país que mais tem foro privilegiado no mundo”
No ‘É Notícia’ desta segunda-feira (26), Amanda Klein recebe o professor de Direito Constitucional da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Joaquim Falcão.
Ex-membro do Conselho Nacional de Justiça, o especialista fala sobre o desenvolvimento da Operação Lava Jato e comenta a atuação do Supremo Tribunal Federal em 2016, a comparando com outros países. “Na Inglaterra, por exemplo, pela primeira vez a Suprema Corte resolveu julgar como o Brexit poderia ser desenvolvido. Na Alemanha, o Tribunal Constitucional interferiu nas políticas e empréstimos de Angela Merkel à Espanha. E nos Estados Unidos, a pouco tempo atrás, foi o Supremo que definiu a vitória de Bush. Então isso não é ‘jabuticaba’ nossa, é tendência no mundo inteiro”, afirma.

Ele fala também sobre o afastamento de Eduardo Cunha da Câmara dos Deputados e comenta: “Ele estava privatizando o cargo de Presidente da Câmara. Usava de sua função para interesses próprios”, diz. Além disso, ele comenta sobre a Operação Lava Jato, classifica o Brasil como “o país que mais tem foro privilegiado no mundo” e cita que ela tem uma mensagem nova ao país: “Menos palavras e mais fatos”, finaliza.
Apresentado por Amanda Klein, o ‘É Notícia’ vai ao ar de segunda para terça-feira, à 1h15, pela RedeTV!.