São Paulo, 15 de setembro de 2025 – O Grupo Jovem Pan divulgou uma nota oficial nesta segunda-feira (15) para rebater informações publicadas pelo Ministério Público Federal (MPF) em seu site. A emissora afirma que não é ré em processo de cassação e que a manifestação do MPF contém “informações equivocadas”.
Segundo a Jovem Pan, a íntegra de suas alegações finais pode ser consultada publicamente no site da Justiça Federal, no processo nº 5019210-57.2023.4.03.6100.
Principais pontos da defesa da Jovem Pan:
-
A emissora não figura como ré em nenhuma das ações penais recentemente julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nem foi investigada em inquéritos relacionados.
-
O processo mencionado pelo MPF não tem caráter criminal, o que, de acordo com a Jovem Pan, torna “indevida” a vinculação com condenações do STF.
A empresa classificou a conduta do MPF como “reprovável” e disse considerar que a nota publicada busca influenciar tanto o juízo quanto a opinião pública “com uma narrativa dissociada dos elementos dos autos”.
Compromisso com a democracia
Em sua manifestação, a Jovem Pan reiterou seus mais de 80 anos de atuação no setor de comunicação e reforçou o compromisso com a democracia, a Constituição e a liberdade de expressão.
A defesa da emissora está sendo conduzida pelos escritórios Almeida Castro, Castro e Turbay Advogados Associados, Wald, Antunes, Vita, Blattner Advogados e Bermudes Advogados.
Sobre a Jovem Pan
O Grupo Jovem Pan é um dos principais veículos de comunicação do Brasil, com presença em rádio, TV paga, plataformas digitais e redes sociais. A empresa destaca que sua linha editorial sempre defendeu a liberdade de imprensa, a pluralidade de ideias e a liberdade de expressão.
