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A Inteligência Artificial (IA) tem ganhado espaço no marketing digital. Segundo dados da RD Station, mais da metade dos profissionais da área (55%) já a utilizam no dia a dia. A expectativa é que o percentual aumente, já que o estudo coloca a tecnologia como a principal tendência para a área em 2025. 

Em consonância com esse dado, informações coletadas e divulgadas pela McKinsey & Company apontam que 52% dos profissionais da área acreditam que a IA irá impactar o trabalho do marketing nos próximos três anos. 

No digital, a tecnologia pode ser usada de diferentes formas. Além de ajudar a responder dúvidas sobre o setor, como “o que é link building?”, “como o SEO pode ajudar a minha empresa?”, “quais resultados posso conquistar com a gestão de blogs?”, a IA pode auxiliar na criação de estratégias para o crescimento dos negócios. 

IA é usada para auxiliar no processo criativo do marketing

A IA é uma tecnologia que tenta reproduzir a cognição humana em máquinas. Para isso, são criados algoritmos que simulam o raciocínio e sistemas que trabalham de forma cada vez mais ágil e independente, como explica o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Inicialmente, a IA trouxe incertezas ao mercado, que a enxergou como possibilidade de substituição da mão de obra humana. No entanto, isso mudou com o passar dos anos. Profissionais de diferentes áreas enxergam na tecnologia a possibilidade de aprimorar o trabalho realizado.

No setor de marketing digital, o uso mais recorrente da IA é na criação de conteúdo e copywriting, conforme informado por 62% dos entrevistados pela RD Station. Em seguida, aparecem a aplicação da tecnologia no planejamento estratégico (32%) e na personalização de campanhas (24%).

O estudo destacou que o alto índice do uso de IA no marketing está concentrado em atividades relacionadas à criatividade, embora a tecnologia também seja utilizada para a automação de tarefas, como o envio de e-mails.

Para realizar a produção de conteúdo para as redes sociais, os profissionais de marketing utilizam a IA para obter informações que ajudam no brainstorming. A tecnologia também permite segmentar o público, identificando grupos com base em seus comportamentos, o que auxilia no desenvolvimento de campanhas e conteúdos personalizados para as marcas. 

As empresas que atuam com serviço de consultoria em link building também usam a IA no dia a dia. “Como o trabalho tem foco na produção de conteúdos informativos para performar bem nos mecanismos de busca, a tecnologia é uma aliada para encontrar pesquisas recentes sobre os temas, a fim de produzir textos úteis e de qualidade. Também tem se mostrado útil para variações de palavras-chave e termos de busca”, considera o gerente de Conteúdo da Experta, Clecius Campos.

Estudo revela desafios para o uso do IA no setor

Apesar de estar presente no dia a dia do marketing digital, o uso da IA ainda implica desafios. Segundo o estudo “Desvendando o futuro do marketing com Inteligência Artificial generativa”, desenvolvido pela FIA Business School, 50% das companhias do país não têm orçamento dedicado às soluções inteligentes, apesar de 57% dos líderes empresariais reconhecerem a importância da tecnologia em suas operações. 

Há, ainda, os desafios relacionados à segurança. O estudo apontou que 44% dos entrevistados disseram estar preocupados com possíveis violações de privacidade e proteção de dados. No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que dispõe sobre a forma correta de coletar, armazenar e tratar informações pessoais, já está em vigor.

O estudo também mostrou que 95% dos profissionais de marketing ouvidos acreditam que o desenvolvimento de habilidades em IA é essencial para o futuro da área. No entanto, somente 41% se consideram muito ou extremamente preparados para usar a tecnologia. 

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