Otimizar o portfólio de hotéis nos principais destinos de três países do continente americano foi o motivo que levou a JBS – maior empresa do segmento de alimentos do mundo – a contratar o Sourcing da HRS em 2016/2017. Nesse estudo de caso, a líder global em soluções para reservas hoteleiras em viagens corporativas mostra como fez para levar a JBS a alcançar 13% em savings com o programa.
Antes de entrar no Sourcing case propriamente dito, é preciso explicar como funciona a metodologia Intelligent Sourcing. Nela, a HRS analisa individualmente o perfil dos viajantes de determinada empresa categorizando dados como a datas das viagens, destinos, distância dos pontos de interesse (que podem ser os escritórios do cliente por exemplo) e padrões de acomodações. Com base nessas informações e comparando-as à base de dados da HRS, é possível traçar o portfólio de hotéis ideal para atender a demanda dos viajantes corporativos.
Com esses novos dados em mãos, a HRS se encarrega de negociar a melhor tarifa hoteleira utilizando sua plataforma exclusiva de leilão reverso, possibilitando que os hotéis apresentem suas melhores tarifas, dentro da estratégia e parâmetros definidos incialmente. Ao final do processo, a empresa seleciona os hotéis que quer ter em seu portfólio e a HRS disponibiliza as tarifas negociadas para que os viajantes e gestores de viagens possam reserva-las on-line.
Estudo de caso JBS
Com mais de 230 mil colaboradores e uma receita líquida de 170,3 bilhões de reais em 2016, a JBS contratou a HRS com o objetivo de negociar com os hotéis mais interessantes para seus viajantes, tanto no sentido de qualidade quanto de segurança. Foi por meio da consolidação de volume e negociação de tarifas com os amenities mais importantes para os viajantes que a HRS atingiu o resultado desejado.
No desenvolvimento do programa, foi constatado que a JBS tinha em seu portfólio um número alto de hotéis nos respectivos países – mais de 800 – mas que havia possiblidade de redução de custos caso o número de fornecedores em cada destino também diminuísse e que se tivesse um maior volume de reservas para os hotéis selecionados. A HRS comparou esses dados com as informações de mais de 3 mil clientes multinacionais e 750 mil tarifas negociadas para que fosse traçada a melhor estratégia de Sourcing e calculado o potencial de economia. Feito isso, a JBS e a HRS chegaram a uma economia de 13% com a negociação do programa de hotéis. Se comparado com o ano anterior, a redução do portfólio de hotéis da JBS chegou a um quarto.
Na transação, foram negociados 127.400 pernoites em 112 destinos, e dos 402 hotéis convidados, 199 foram aceitos no programa de 2017. A taxa de resposta chegou a 96%. Para ler o estudo de caso completo, acesse o site corporativo da HRS e baixe o estudo de caso: https://corporate.hrs.com/pt-b