
Frente Parlamentar e Popular do Artesanato Mineiro é lançada na ALMG
Iniciativa surge com objetivo de debater, propor e ampliar políticas públicas que contemplem o artesanato mineiro
O artesanato é uma importante forma de manifestação artística, que contempla toda a diversidade e movimenta boa parte da economia de Minas Gerais, representando a única fonte de renda de milhares de famílias espalhadas por todo o estado. De acordo com dados do governo do estado, em 2017, havia, pelo menos, 300 mil artesãos em Minas Gerais, que chegaram a movimentar cerca de R$ 2,2 bilhões ao ano.
Reconhecendo a relevância desse setor para a sociedade mineira, o deputado estadual Dr. Jean Freire, segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), junto com outras lideranças ligadas ao setor, propôs a criação da Frente Parlamentar e Popular do Artesanato Mineiro, cujo objetivo é discutir e ampliar meios para a execução de políticas públicas voltadas para desenvolver e fomentar esse setor no estado de Minas Gerais.

Para o deputado, a iniciativa é uma forma de tentar reverter o cenário da falta de políticas que contemplem o setor. “Apesar da extrema importância do artesanato mineiro, tanto na economia do estado quanto na preservação da nossa cultura e das nossas tradições, ainda não temos uma base consolidada de incentivo e fomento às políticas públicas para esse setor. O artesanato tem um potencial enorme em Minas Gerais e ampliar as discussões com os trabalhadores do ramo é fundamental para termos maior desenvolvimento”, afirmou.
A audiência pública de lançamento da Frente Parlamentar e Popular do Artesanato Mineiro acontece na próxima terça-feira (13), às 10h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com transmissão ao vivo pela TV Assembleia.