
Festival Timbre promete maior edição de todos os tempos em Uberlândia
O Festival Timbre está chegando com força total à cidade de Uberlândia, interior de Minas Gerais. Em sua quinta edição em 2018, o evento assume o tema “Nossa Voz, Nosso Poder”, um grito por liberdade e uma celebração a diversidade e a transformação social. Além disso, traz grandes shows aclamados pela crítica nacional ao lado de artistas da região e também explora temas como a liberdade de expressão através de uma promessa de muita interatividade durante o evento. Afinal, juntos, somos fortes.
Entre os destaques da edição estão Elza Soares com seu aplaudido álbum “Deus é Mulher” e Marcelo D2, que lançou seu décimo disco acompanhado de um curta-metragem. Ao lado destes nomes já consagrados, a 5ª edição do Festival Timbre traz aos palcos os artistas independentes da região e do país todo, como CxDxF (Ituiutaba), Arthur Xará (Uberlândia), Minimal (Uberlândia), Young Lights (Belo Horizonte), Deminux (Uberlândia) entre outros.
Trazer música independente e autoral sempre foi um aspecto importante para o Festival Timbre, por isso, em todas as edições há espaço para divulgação de artistas iniciantes. “Há também um esforço para que o Festival traga os artistas locais do Triângulo Mineiro, então o line up traz sempre nomes da região”, comenta Gabriel Caixeta, idealizador do evento.
Iniciando as atividades no domingo (09/09) que antecede o evento, o Timbre faz um Esquenta na Praça Paris do bairro Roosevelt, um dos bairros mais populosos e Uberlândia, com entrada gratuita. Os cearenses da banda Projeto Rivera já estão confirmados para a abertura. O evento ocorre a partir do compromisso do Festival em ocupar as praças públicas com arte e cultura de um modo acessível para toda a comunidade. Mas é na quinta (13/03), que o Festival estreia, na Granja Marileusa, com diversos shows e praça de alimentação. A entrada para esse dia também é gratuita.
Na sexta-feira, 14/09, o Festival acontece dentro do Teatro Municipal, em tom mais intimista. Para esta data é importante garantir os ingressos com antecedência pela alta procura. Além de shows com pegada eletroacústica, o público terá a chance de conferir com exclusividade o show de Gabriel Gonti (MG) convidando OutroEu (RJ). Os artistas, que já tocaram juntos, retomaram a parceria especialmente para o Festival. Plutão Já Foi Planeta (RN) e Supercombo (ES), que já gravaram em conjunto para o projeto Session da Tarde, também apresentarão seus respectivos shows.
No sábado, 15/09, na Esplanada do Teatro Municipal, o evento comprova sua magnitude com surpresas em cenografia e atividades. São diversas ações oferecidas ao público – além dos shows -, como exposição de artes e poesias, mural de graffiti, espaço infantil “Timbrim”, stands interativos e feira gastronômica da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Entre as atrações musicais de sábado, potências sonora e visual se encontram no Palco Budweiser, com BaianaSystem (BA), Marcelo D2 (RJ), Elza Soares (RJ) e Porcas Borboletas (MG). No Palco Natura Musical, Karol Conka (PR), Drik Barbosa (SP), Uganga (MG) – convidando Clemente (SP) – e Lagum (MG). E no Palco J&L, Djs. Bandas novas também se apresentarão no sábado. A cada edição, há um edital voltado a artistas em início de carreira. Em 2018, foram selecionadas seis atrações, sendo quatro da região e duas de outras localidades.
E para fechar o Festival, o domingo, 16/09, promove o evento ARTE NA PRAÇA (Praça Sérgio Pacheco) edição Timbre. Além de shows ao ar livre, há feira de artesanato e alimentação, oferecendo a toda população uma tarde surpreendente em uma das praças mais bonitas e frequentadas de Uberlândia e a possibilidade de cada artesão local mostrar seu trabalho. A entrada para esse dia é gratuita e é uma ótima opção de lazer para toda família! Arte na Praça é um evento realizado há 17 anos pela Universidade Federal de Uberlândia. A parceria entre o Festival e a UFU que acontece desde a primeira edição do Festival Timbre, em 2012.
O Festival Timbre é uma produção do Timbre Cultural em parceria com a Eventaria Produções. O Festival Timbre é contemplado pela lei de incentivo estadual via Ambev (Budweiser) e Natura Musical e pela lei municipal via Martins 65 Anos.