Análise realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, mostra que a atividade turística no estado teve recuo de -1,7%. no mês de agosto em comparação com o mês de julho. No contexto nacional, o volume de atividade turística marcou estabilidade. A boa notícia é que, em 2024, Minas Gerais detém o melhor desempenho para o turismo entre os estados analisados mais o Distrito Federal.
A base de comparação mensal (mês corrente frente mês anterior), destaca a análise, é influenciada por alterações sazonais. Por causa disso, são observadas variações, de crescimento ou de desaceleração, tanto para a atividade turística do país quanto do estado. Nas demais frentes de análise: agosto de 2024 frente a agosto de 2023, acumulado do ano e acumulado nos últimos 12 meses, os números para o turismo mineiro seguem indicando o bom momento do setor. o estado se destaca como o melhor desempenho no país.
Na comparação com o mês de agosto de 2024, o volume da atividade turística mineira registrou avanço de 8,1% no oitavo mês do ano. Esse desempenho reflete desaceleração em comparação com agosto de 2023 que teve elevação de 11,6% sobre agosto de 2022. O desempenho do turismo mineiro, nesta base de comparação, supera a média nacional nos três últimos anos.
No acumulado dos oito meses do ano, Minas Gerais registra ampliação no volume da atividade turística de 9,1%, consolidando boa performance em 2024. Nesta base de comparação, o estado lidera entre as demais unidades da Federação analisadas (Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo e Rio Grande do Sul). A média nacional registra alta na atividade turística de 1,5% de janeiro a agosto.
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, vários fatores contribuíram para os índices observados em Minas Gerais manterem aquecidos. “Um aspecto crucial foi o estímulo proporcionado pelas agências de turismo e pelos governos estaduais e municipais, que, através de promoções e campanhas, destacaram o ecoturismo, as cidades históricas, a gastronomia e eventos culturais durante todo o ano, garantindo um bom resultado do turismo mesmo em períodos geralmente caracterizados pela baixa temporada no estado.
Além disso, a infraestrutura turística em Minas Gerais se demonstrou sólida, com melhorias em sua estrutura e serviços, posicionando-se em terceiro lugar no ranking das 10 melhores capitais, conquistando uma pontuação de 54,25, com base em dados sociais, econômicos e de infraestrutura turística, conforme avaliação do Indice de Favoralidade para o Turismo (IFT-GKS). Esse conjunto de elementos impacta positivamente a economia e impulsiona os setores de comércio, serviços e turismo”. explica Gonçalves.
O volume da atividade em Minas Gerais acumula avanço de 10,2% nos últimos 12 meses, entre setembro de 2023 e agosto de 2024, quando registrou a menor variação no período. A média nacional nos últimos 12 meses é de 2,5% ou 7,7 pontos percentuais a menos, se comparada com a dinâmica do turismo estadual no período.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato.
A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.