Famosas usam as redes sociais para revelar que tem endometriose
3 mins read

Famosas usam as redes sociais para revelar que tem endometriose

Recentemente a atriz Larissa Manoela usou suas redes sociais para revelar que sofre com a doença de endometriose. Essa é uma doença que traz muito desconforto, como fortes dores menstruais e aumento do fluxo sanguíneo.

A ex-carrossel promoveu até uma live com um médico especialista para conscientizar suas seguidoras, já que agora que está longe das telinhas passa a usar as redes sociais para trabalhar como influenciadora digital.

Apesar de mulheres entre 25 e 35 terem mais diagnósticos de endometriose, a atriz tem 20 anos e diz que levou em média 7 anos para receber o diagnóstico da doença. 

Ela ainda comenta que leva um estilo de vida saudável com boa alimentação, prática de exercícios e evita outros fatores prejudiciais. Contudo, salienta que mesmo assim é “difícil conviver com a dor”.

Além de Larissa Manoela, muitas atrizes já relatam seus diagnósticos de endometriose como a apresentadora Tatá Werneck, antes do nascimento da filha Clara Maria, ela iria fazer a cirurgia para tratar a doença. 

Outras atrizes como Giovanna Ewbank e a Cantora Wanessa Camargo já trouxeram relatos como este de Larissa Manoela.

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença que afeta mais de 7 milhões de brasileiras e cerca de 15% das mulheres no mundo. Ela é caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial em regiões fora do útero, como nas trompas, ovários, bexiga e intestino.

É uma patologia que afeta mulheres em idade reprodutiva, ou seja, depois da primeira menstruação (menarca). Sendo assim, todos os meses as células do endométrio se movimentam em outro sentido, não sendo expelida através da menstruação.

Principais sintomas da endometriose

Além das dores fortes durante as cólicas menstruais, a endometriose possui vários outros sintomas que trazem desconforto e dores como as abdominais, na pelve, ao evacuar, urinar e durante as relações sexuais.

Também podem ocorrer sangramentos nas fezes, diarréia, prisão de ventre e distensão abdominal. 

O não tratamento da doença além de trazer fortes dores também pode influenciar na infertilidade feminina, já que a endometriose pode atingir os ovários e útero da mulher impedindo a fecundação do óvulo.

Endometriose tem tratamento?

Saiba que a endometriose tem tratamento que pode ser realizado a partir de intervenções medicamentosas, tratamentos naturais, cirurgia e inclusive a mudança no estilo de vida da mulher.

O tratamento hormonal para endometriose é um dos caminhos para eliminar a produção de estrogênio, que é o hormônio responsável pelo crescimento do tecido endometrial. O objetivo desse tratamento hormonal é controlar os sintomas, mas não a cura da doença.

Portanto, é bem importante realizar o diagnóstico da endometriose logo no início, sendo possível escolher as melhores formas de tratamento e controle dos sintomas ou a combinação de várias formas de intervenção.

Deixe uma resposta