Autor francês, Joël Pommerat, une Renata Sorrah e Cia Brasileira de Teatro. Diretor, Márcio Abreu, conta como tudo começou…
Renata Sorrah dispensa apresentações. “Atriz notável, que marca a história recente do teatro no Brasil, foi responsável ou participou de montagens antológicas que vão de Tchekhov a Fassbinder, de Pirandelo a Botho Strauss. Lançou autores inéditos, colaborou com grandes diretores brasileiros e estrangeiros, como Amir Haddad, Celso Nunes, Aderbal Freire Filho, Jorge Lavelli, só para citar alguns. Produziu diversos dos trabalhos nos quais atuou. Tem um repertório invejável e um diálogo intenso com artistas de várias gerações”, assim a define Márcio Abreu, diretor da Cia Brasileira de Teatro com quem Sorrah estará em cartaz no Teatro Municipal de Uberlândia de 18 a 20 de Agosto com a peça ‘Esta Criança’.
Por sua vez, a Companhia Brasileira também é reconhecida pela trajetória intensa e contínua de pesquisa, intercâmbio e criação, por lançar autores inéditos no Brasil, como o russo Ivan Viripaev, o argentino Copi e os franceses Noëlle Renaude, Jean-Luc Lagarce e Philippe Minyana, além de criar dramaturgia original, como os textos Vida e Volta ao dia, entre outros.
“Um dia Renata Sorrah e eu conseguimos nos encontrar para aquecer entre nós a possibilidade de fazer uma criação juntos. Ela já tinha visto alguns trabalhos meus com a companhia brasileira de teatro e eu, desde muito cedo, tinha sido arrebatado pelo trabalho dela. Nós nos aproximamos um do outro a partir de textos que líamos, de livros, filmes e peças que gostávamos e de uma afetação mútua a partir do que nos movia no mundo. Uma convivência de curiosos e entusiasmados artistas. Um dia, depois de algumas tentativas, conseguimos nos encontrar num território comum: a obra de Joël Pommerat, autor/diretor francês dos mais proeminentes e atuantes hoje na Europa. Ambos já tínhamos referências sobre ele. Foi uma coincidência. Um sinal que poderia ser o elemento disparador do nosso primeiro trabalho juntos”, conta em detalhes o diretor de Esta Criança, Márcio Abreu.
“Depois de ler vários textos de Pommerat, encontramos em Esta Criança (Cet Enfant) o desafio que buscávamos: uma obra essencial, que revela sem pudor e radicalmente a intimidade e as diversas facetas das relações humanas entre pais e filhos. Uma escrita singular, porosa e permeável ao caminho de pesquisa e criação dramatúrgica que a companhia vem percorrendo e que a Renata busca. Nasceu então o projeto de uma peça inédita no Brasil, fruto de um feliz encontro, também inédito: o da companhia brasileira de teatro com a atriz Renata Sorrah”, diz Abreu.
No Brasil, o espetáculo ‘Esta Criança’ já recebeu várias premiações, entre elas o Prêmio Shell de Melhor Direção para Márcio Abreu, de Mellhor Atriz para Renata Sorrah, de Melhor Cenário para Fernando Marés e de Melhor Iluminação para Nadja Naira.
Mais sobre ‘Esta Criança’
É uma peça preocupada em aproximar o teatro da vida sem disfarces, em que a intimidade é revelada em situações-limite. Uma sequência vertiginosa de momentos de intensidade entre pais e filhos. Laços familiares desvendados de maneira direta e concisa. Uma construção dramatúrgica que dialoga com o real sem tentar reproduzi-lo. A teatralidade como potência inventiva e ativadora dos nossos sentidos de percepção do mundo. O outro como dimensão da nossa existência. Esta Criança (Cet Enfant) é um dos textos mais traduzidos e montados fora da França.
Serviço:
Palestra: Espetáculo ‘Esta Criança’ com Renata Sorrah e Cia Brasileira de Teatro
Quando: 18, 19 e 20 de Agosto às 20h30
Onde: Teatro Municipal de Uberlândia
Ingressos: R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira)
Ponto de vendas:
Ø Concessionária Toyota Futura (Av. João Naves de Ávila, 4565 – Santa Mônica)
Ø Loja Mangini (Uberlândia Shopping)