Jornalista estreia no programa em fevereiro, após o Carnaval
A TV Cultura anunciou oficialmente Ernesto Paglia como o novo apresentador do Roda Viva, um dos programas de entrevistas mais tradicionais e relevantes da televisão brasileira. A estreia do jornalista está prevista para fevereiro de 2026, após o Carnaval, marcando uma nova fase da atração, que completa 40 anos no próximo ano.
Com uma carreira consolidada de mais de quatro décadas no jornalismo, Paglia construiu sua trajetória principalmente na Rede Globo, onde atuou como repórter especial e correspondente internacional. Ele teve passagens marcantes por Londres e participou de grandes coberturas jornalísticas, com foco em temas políticos, sociais e econômicos. Ao longo desse período, acumulou importantes reconhecimentos, como o Prêmio Comunique-se, na categoria Melhor Repórter de TV, em cinco edições, além do Prêmio Internacional de TV de Sevilha, na Espanha.
Para Maria Angela de Jesus, presidente da Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura, a chegada de Ernesto Paglia representa um momento de renovação para o Roda Viva. “O nome de Paglia é fruto de uma decisão da diretoria executiva e vem ao encontro da renovação que buscamos nesse momento. Com sua ampla experiência e competência, ele irá fortalecer o compromisso da TV Cultura com um debate plural e relevante”, afirmou.
A presidente também destacou a importância histórica do programa. “O Roda Viva é um formato único, consolidado, que há quatro décadas se mantém como um espaço de discussões sociais, culturais, econômicas e políticas, trazendo convidados expressivos do Brasil e do mundo”, completou.
A diretora de Jornalismo da TV Cultura, Marília Assef, ressaltou que a escolha do novo apresentador foi pautada pela trajetória respeitada de Paglia no jornalismo. “Ele contribuirá para a relevância já consagrada do Roda Viva, conduzindo entrevistas aprofundadas, respeitando a diversidade de entrevistados, com uma bancada autônoma e plural. Estamos confiantes de que sua condução manterá o rigor jornalístico que sempre caracterizou o programa”, destacou.
Ao comentar o novo desafio, Ernesto Paglia celebrou a oportunidade de comandar um dos programas mais prestigiados da TV brasileira. “Tenho a honra de ser o novo apresentador do programa de entrevistas mais tradicional do país. Estou muito feliz e o meu compromisso com o público será manter o alto nível conquistado pelo Roda Viva em seus 40 anos de história”, afirmou.
O jornalista também ressaltou que 2026 marca um momento especial em sua carreira, quando completa 45 anos de atuação profissional. “É a prova de que é possível fazer coisas novas, mesmo depois de tanto tempo de profissão. Deixo o convite: vamos entrar juntos no Roda Viva. Em 2026, Somos Cultura!”, concluiu.
