Iniciativa do Sebrae Minas oferece suporte empresarial aos pequenos negócios do setor para melhorar a gestão e os processos, além de ampliar a competitividade no mercado

Com aumento médio de 109,55% na lucratividade e de 65,34% no faturamento, o Sebrae Minas, em parceria com a Fiemg IEL e o Sindicato das Indústrias de Vestuário de Uberlândia (Sindivestu), encerrou mais uma edição do programa Integra Moda na região do Triângulo Mineiro. Dezessete micro e pequenas empresas do setor dos municípios de Uberlândia, Uberaba e Araguari participaram da iniciativa que teve como objetivo principal impulsionar a competitividade das empresas do setor de moda, oferecendo capacitação e consultoria para melhorar a gestão, inovação e processos das empresas participantes.

Um diagnóstico avaliou a maturidade empresarial dos participantes, que receberam uma devolutiva com pontos positivos e necessidade de melhorias, além de orientação quanto às ferramentas adequadas para solucionar os principais gargalos. “Os resultados refletem o impacto deste diagnóstico personalizado. Os empresários têm acesso ao ‘Gestão sob Medida’, que oferece soluções para os desafios que enfrentam. É um programa que transforma a realidade do setor, gerando crescimento econômico e maior competitividade”, destaca o analista do Sebrae Minas Elder Lima.

A presidente do Sidivestu, Alessiane Batoni, também destaca o salto para os pequenos negócios: “O programa promoveu a inovação, a competitividade e o desenvolvimento das empresas participantes, conectando-as a novos mercados e tendências. Além disso, o Integra Moda fomentou a colaboração entre empresários, e profissionais do setor, incentivando o desenvolvimento do setor”, frisa.

Impacto no mercado

Gerente industrial da Reptec, indústria de equipamentos de proteção individual e uniformes profissionais, Vanessa Vogel, ressalta a importância do apoio recebido para participação em feiras e eventos. “Foi muito rico para conhecer outras empresas, compartilhar desafios, sucessos e construir uma rede de relacionamento com outros empreendedores do setor. A troca de experiências foi fundamental, e isso nos ajudou a melhorar nossos processos”, afirma.

Em 2025, o Integra Moda terá continuidade com o ‘Gestão sob Medida’ e pretende incluir consultorias sobre Inteligência Artificial (IA) para melhoria do processo produtivo, agilidade e redução de custos.

Deixe uma resposta