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Grupo Comunique-se investe em treinamentos internos e em palestras com especialistas do mercado

O home office veio para ficar no Brasil. Ao menos é o que aponta levantamento realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA). De acordo com o material divulgado em maio, cerca de 90% das empresas do país aderiram ao formato de trabalho desde março do ano passado, momento em que o meio corporativo se viu obrigado a também entrar na luta contra a Covid-19. Condição que não impediu a interação comum entre colaboradores no dia a dia no escritório.

No Comunique-se, por exemplo, o conhecimento passou a ser chave na integração entre equipes. Desde o começo do ano, por exemplo, a empresa já promoveu mais de 25 treinamentos online. Detalhe: as aulas são preparadas e ministradas pelos próprios colaboradores, que têm a liberdade de compartilhar suas expertises com os colegas de trabalho.

Foi o que recentemente aconteceu com Gabriel Tripodi. Integrante do departamento de marketing do Comunique-se 360, solução integrada de comunicação corporativa, ele transformou em aula uma de suas paixões: a produção de podcast. Assim, mostrou para os colegas de empresa o que é preciso ser feito na hora de estruturar e começar um projeto no formato de mídia. Além disso, deu o passo a passo de como realizar o trabalho para que ele dê certo.

Formado em jornalismo, Tripodi produziu uma série de podcast para o seu trabalho de conclusão de curso (TCC). Membro da lista de talentos que retornaram ao Comunique-se durante a pandemia, ele vai além de promover treinamento sobre o assunto. É responsabilidade dele a produção e apresentação do programa de podcast semanal — e interno — promovido pela corporação: o ‘Fala, Bocão’.

Diretor de arte do Grupo Comunique-se, Rafael Levi protagonizou o treinamento “Criando em Canva” — em referência à plataforma virtual gratuita para edição e criação de artes. Mostrando a eficácia desse tipo de ação promovida pelo departamento de gente & gestão em conjunto com a diretoria da empresa, duas outras aulas foram realizadas por quem captou o conteúdo exposto. Assim, colaboradores tiveram acesso às aulas “Design para quem não é designer” e “Gestão de redes sociais”. Essa última foi ministrada por Gabriel Andrade, profissional do marketing que tem feito uso do Canva (seguindo os ensinamentos do diretor de arte).

Estratégia em prol da produtividade

“Adequação à LGPD”, “SEO: dicas e melhores práticas para nossa realidade”, “Entendendo os processos de tarefas”, “Estratégias de comunicação para o dia a dia”, “Growth hacking: como crescer com marketing digital”, “Como ser um escritor criativo”, “A arte de fazer bons negócios” e “Produção audiovisual: o antes, o durante e o depois” foram alguns dos outros temas explorados nos treinamentos realizados pelos (e para) colaboradores do Grupo Comunique-se desde janeiro. Até o fim de agosto, 26 haviam sido realizados no total.

Sócia-diretora do Grupo Comunique-se, Rose Silva destaca que, além de ser uma forma de integrar os profissionais de distintos departamentos e funções, os treinamentos realizados em meio ao home office têm colaborado para uma melhor performance. Como exemplo, ela menciona Gabriel Andrade. “Ele acompanhou o treinamento do nosso diretor de arte, o Rafael Levi, e botou o conhecimento em prática. Hoje, o Gabriel tornou-se referência interna na criação de apresentações e artes para as redes sociais”, conta a executiva que, apesar de compor a diretoria, faz questão de marcar presença na maioria das aulas. “Participo, faço anotações e tiro dúvidas”, revela.

Palestras com profissionais do mercado

O Comunique-se também tem ido ao mercado para levar ainda mais conhecimentos aos seus colaboradores. Dessa forma, a empresa tem promovido de forma periódica palestras comandadas por especialistas em determinado assunto. Em julho, a cientista política Natália Pasetti deu dicas do que fazer (e também do que não fazer) no ambiente corporativo em questões relacionadas à causa LGBTQIA+. Não se deve ser evasivo, como perguntar a uma profissional trans se ela chegou a realizar a cirurgia de redesignação sexual, destacou durante a aula.

Em agosto foi a vez de Mariana Nora comandar a palestra “O desenvolvimento sob a perspectiva da psicologia positiva”. O evento reservado aos colaboradores do Comunique-se contou com ampla aderência, com mais da metade presente. E quem acompanhou recebeu dicas e orientações por parte da profissional que é mais do que especialista no tema. Mariana é mestre pelo programa de pós-graduação em psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo como ênfase justamente a formação profissional, o desenvolvimento de carreira e a inserção no mercado de trabalho.

Milena Costa, da área de gente & gestão, relaciona a cultura de propagação de conhecimentos entre colaboradores com o fator de, novamente, o Comuniques-e ser reconhecido como uma das melhores empresas para se trabalhar, conforme classificação divulgada no último dia 31 pelo Great Place to Work (GPTW) para médias empresas do estado do Rio de Janeiro.

“Nosso trabalho vai além de organizar os treinamentos internos e as palestras externas. A cada um desses eventos, realizamos pesquisa de satisfação para saber se o tema agradou, se o ‘professor’ conseguir expor o conteúdo proposto e o principal: se o colaborador gostou”, explica Milena. “No geral, a aceitação tem sido positiva, com a maioria valorizando essa proposta que já faz parte da nossa cultura organizacional, cultura essa mais uma vez prestigiada pelo GPTW”, complementa.

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