Dor no dente: saiba como tratar de forma segura
6 mins read

Dor no dente: saiba como tratar de forma segura

A dor de dente geralmente é causada pela cárie dentária e suas consequências, como pulpite e abscessos. A cárie dentária pode ser evitada em grande parte por uma boa higiene oral, que ajuda a remover a placa bacteriana. 

A remoção da placa ajuda porque as bactérias na placa produzem ácidos que destroem o esmalte e a dentina.

O que causa a dor de dente?

A cárie dentária (cárie) causa dor quando se espalha através da superfície externa do dente (esmalte) para o tecido duro abaixo do esmalte (dentina). 

A dor geralmente ocorre apenas após a estimulação do frio, calor, doces ou bebidas, ou escovar os dentes. 

A polpa é o centro vital do dente e é improvável que a polpa seja irreversivelmente afetada se a dor cessar imediatamente após a remoção do estímulo.

Pulpite

A pulpite (inflamação da polpa do dente) é causada principalmente por cárie avançada, mas também pode ser causada por dano à polpa por trabalho dentário prolongado ou defeituoso ou trauma anterior. 

A pulpite pode ser reversível ou irreversível. A dor pode durar um minuto ou mais se for aplicado calor ou frio. A dor pode estar presente sem estimulação. A inflamação da polpa geralmente leva à morte da polpa. 

Quando a polpa morre, a dor acaba rapidamente (durando horas ou semanas). A dor pode então retornar quando o tecido dentário ao redor da raiz do dente fica inflamado (periodontite apical) ou cheio de pus (abscesso).

Abscesso

Um abscesso periapical (pus ao redor da raiz do dente) pode se desenvolver quando uma infecção causa a morte da polpa e inflamação ao redor da raiz do dente. 

Os dentes são extremamente sensíveis ao tocar a língua com sondas ou lâminas dentárias de metal (bater) e mastigar. Um abscesso periapical pode surgir e drenar por conta própria ou se espalhar para o tecido próximo (celulite).

Trauma

Trauma inclui dentes quebrados ou soltos. Trauma em um dente pode danificar a polpa e causar pulpite, abscessos apicais e, às vezes, descoloração do dente, que pode começar logo após a lesão ou mesmo anos depois.

Pericoronarite

A pericoronarite é a inflamação e infecção das gengivas ao redor da coroa de um dente, geralmente um dente que apenas rompe a gengiva (erupção) ou não consegue romper (impactado). 

Geralmente ocorre em torno da erupção das raízes dos dentes do siso (quase sempre os dentes inferiores), mas pode afetar qualquer dente.

Dentição

Em crianças pequenas, a dentição costuma ser a causa do desconforto quando um dente rompe a gengiva.

Infecção sinusal

Frequentemente, acredita-se erroneamente que a dor de uma infecção sinusal se origina nos dentes superiores perto dos seios da face, especialmente se a dor de dente surgir durante um resfriado ou um resfriado recente.

Outros sintomas que indicam sinusite são dores de cabeça e sensibilidade e inchaço da pele sobre os seios afetados.

Como tratar a dor no dente de forma segura?

Vale ressaltar que o melhor jeito de tratar a dor no dente é indo a um dentista de qualidade. Se você busca um dentista no Algarve, pode ser interessante que você conheça o Atelier do Sorriso.

Mas há algumas dicas que podem aliviar a dor no dente de maneira segura.

Bochechar chá de gengibre e própolis

O chá de gengibre tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, enquanto a própolis tem propriedades cicatrizantes e anti bacterianas, por isso ambos podem ajudar a aliviar a dor e limpar as áreas inflamadas. 

Para fazer um enxaguatório bucal, adicione 5 gotas de própolis a cada xícara de chá de gengibre e use a mistura para fazer um enxaguatório bucal duas vezes ao dia.

Bochechar água com sal

Gargarejar água salgada na boca ajuda a limpá-la e combater quaisquer micróbios que possam estar em grande número na boca, o que pode ajudar a aliviar os sintomas. 

Para fazer um enxaguante bucal, basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 xícara de água e enxaguar a mistura por 30 segundos a cada hora, tomando cuidado para não engolir a água.

Usar cravo-da-índia

O óleo de cravo tem propriedades analgésicas e anti-sépticas que ajudam a combater infecções e aliviar a dor e a inflamação. 

Para usar, misture 1 a 2 gotas de óleo de cravo com 1 ou 2 gotas de outro óleo vegetal e aplique diretamente no dente dolorido. Outra opção é mastigar cravo diretamente no dente afetado.

Além disso, os cravos também possuem propriedades aromáticas naturais, por isso também ajudam a melhorar o hálito.

Colocar gelo

Para ajudar a aliviar a dor mais rapidamente, você pode colocar uma bolsa de gelo no rosto perto da área dolorida, tomando cuidado para não queimar a pele. O gelo deve ser mantido por 15 minutos e esse processo deve ser repetido 3 vezes ao dia.

Tomar remédio

Quando a dor de dente persiste e não passa com medidas naturais, o dentista pode prescrever medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno. 

É importante lembrar que esses remédios só devem ser usados ​​por adultos por um curto período de tempo e sob a supervisão de um médico.

Com isso, você sabe agora como tratar a dor nos dentes de forma segura.

Deixe uma resposta