Publicidade

O ‘Documento Verdade’ desta segunda-feira (24) viaja até Fordlândia – uma pequena vila no meio da selva amazônica, localizada no Pará -, para contar a história da cidade utópica de Henry Ford, empresário norte-americano que revolucionou a indústria automobilística.

Em 1927, o empresário adquiriu um terreno de 14.568 m² no município de Aveiro (PA) , às margens do Rio Tapajós, e decidiu que ali seria um bom lugar para plantar seringueiras. Logo Fordlândia se tornou um pedacinho dos Estados Unidos no Brasil, com casas imponentes, escolas, hospitais e fábricas da Ford, mas o sonho não durou muito. Quando as seringueiras deveriam começar a produzir o látex, fungos dizimaram toda a plantação, acabando com o projeto de levar prosperidade à região.

Para mostrar como é a vida no local nos dias atuais e o que restou das construções, os repórteres Teo Taveira e Luiz Nogueira foram à cidade e conversaram com seus moradores, que criticaram a falta de investimentos e fiscalização no lugar. A equipe viajou até o município de Santarém e, de lá, enfrentou mais quatro horas de barco para a chegada em Fordlândia.

Os repórteres do jornalístico também estiveram em Belterra, a segunda cidade escolhida por Henry Ford para plantar seringueiras,  onde encontraram uma realidade bem diferente de sua antecessora, mais parecida com o que Henry Ford havia imaginado: um município organizado, bonito e com a memória preservada pelos habitantes.

A reportagem completa vai ao ar no ‘Documento Verdade’ desta segunda-feira (24), à 00h00, com apresentação de Augusto Xavier na RedeTV!

*Crédito/Fotos: Divulgação/RedeTV!

Legenda:

01: O repórter Teo Taveira visita área de seringueiras em Fordlândia

 

Deixe uma resposta