A direção defensiva é uma das maneiras de evitar acidentes nas estradas e ruas do Brasil. E isso é importante para o nosso país, pois temos um dos maiores números de acidentes no trânsito do mundo — cerca de 5 pessoas morrem de acidentes de trânsito por hora no país.

Dentre as muitas explicações para isso, está o fato de que temos sim muitos motoristas (são 50 milhões de automóveis nas ruas, fora motos e outros veículos), mas também que muitas pessoas não sabem praticar a direção defensiva e nem como se cuidar no trânsito.

Quer aprender como usar a direção defensiva para prevenir acidentes no trânsito e proteger você e os outros? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 formas de usar a direção defensiva para prevenir acidentes

1. Respeite placas e sinais de trânsito

As placas e os sinais de trânsito foram pensados estrategicamente de forma a fluir o tráfego da melhor maneira possível. Elas também existem para reduzir o número de acidentes em determinada região. A placa “Pare”, por exemplo, tem a função de alertar o motorista para redobrar a atenção naquele cruzamento. Muitas pessoas têm o hábito de ignorar essa sinalização, o que resulta em um motorista não enxergar o outro que vem em outra direção, por ter alí um ponto cego, e causar uma batida de carro em alta velocidade.

Outro sinal muito ignorado é o amarelo do semáforo, que assim como a placa “Pare”, tem a função de chamar a atenção do motorista. Nesse caso, a mensagem é de que o semáforo fechará em breve, e a velocidade deve ser reduzida. Ignorar o sinal amarelo pode causar batida no cruzamento e engavetamento caso o motorista venha a frear bruscamente, pegando desprevenido os outros motoristas atrás dele.

2. Não dirija com humor alterado

Dirigir com raiva ou outras fortes emoções pode minar a sua capacidade de resposta em caso de acidentes, uma vez que o humor alterado ocupa grande espaço da atenção na mente. A raiva também cega momentaneamente para sinais importantes como placas, semáforos e pedestres.

Por fim, sofrer um acidente com o humor exaltado, pode levar a brigas e violência no trânsito. Por isso, evite pegar no volante quando estiver nervoso. Caso essa emoção venha durante a direção, encoste o carro, respire fundo lentamente, até sentir que recobrou a consciência e o estado tranquilo.

3. Faça revisão e manutenção de seu veículo

A manutenção preventiva ajuda a evitar muitos acidentes. Por exemplo, trocar as pastilhas de freio na frequência correta garante que elas funcionarão com resposta rápida e no intervalo necessário. Outras partes do carro também são importantes para a segurança do motorista, como os pneus no volume e textura certos para não derrapar, lanternas funcionando para poder se comunicar com os outros motoristas e o tanque de combustível e óleo sem vazamento.

Respeite o tempo de vida útil de cada peça de seu automóvel e previna acidentes por falha no mecanismo. Caso escute algum barulho irregular em alguma área do seu carro, não espere para levá-lo a uma oficina mecânica.

4. Evite pegar no volante quando estiver cansado

Muitos motoristas precisam dirigir, mesmo quando estão cansados, seja para voltar para a casa, seja para terminar uma última corrida ou setor que precisa realizar no dia. No entanto, o ideal é evitar pegar no volante nessas condições. Afinal de contas, o cansaço aumenta significativamente o risco de acidentes.

Por exemplo, suponha que você esteja andando na rua e esteja a 3 segundos de distância do carro da frente. No entanto, você está cansado e boceja um pouco (o que dura 1 segundo). Bem nessa hora, o carro da frente freia bruscamente e você não vê. Quando termina o bocejo, tem pouquíssimo tempo para virar o carro e sair daquela condição, o que só aumenta os riscos de acidente.

Portanto, evite ao máximo dirigir quando não estiver capacitado para oferecer 100% da sua atenção para a estrada.

5. Faça a revisão dos pneus regularmente

Com qual frequência você vai a uma loja de pneus? O ideal é ir regularmente para verificar a calibragem dos pneus do seu veículo, mas também para comprar um jogo novo sempre que possível.

Os pneus do carro são vitais para garantir a sua correta aderência ao solo, evitar a aquaplanagem, absorver impactos e frear o carro corretamente quando necessário. Ou seja, são peças importantes para ajudar na economia de combustível (especialmente agora que a gasolina está R$ 7,00 o litro), mas também para garantir a sua segurança e a de terceiros.

Por isso, garanta que os pneus do seu carro estejam sempre em boas condições, bem calibrados, alinhados e balanceados, que não estejam carecas ou com problemas de outros tipos.

Pronto! Agora você já conferiu algumas das formas que a direção defensiva pode ser usada para prevenir acidentes. Existem muitas outras maneiras de utilizá-la, incluindo manter a distância adequada dos outros carros e usar a postura certa ao dirigir.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Deixe uma resposta