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Uma cultura de trabalho positiva e um bom clima organizacional ajudam a trazer resultados efetivos para qualquer empresa. 

Isso cria um ambiente que promove a inovação e aumenta a produtividade e o comprometimento dos funcionários. 

No entanto, estes benefícios só podem ser alcançados através da motivação e do desempenho dos colaboradores. 

A motivação no trabalho tem sido objeto de muitas pesquisas nas últimas décadas, o que produziu diferentes teorias sobre os fatores que influenciam a felicidade e a satisfação dos colaboradores. 

Funcionários valorizados, comprometidos, orientados e treinados são mais produtivos, possuem conhecimentos mais amplos e uma atitude mais proativa, contribuindo para o próprio desenvolvimento, da empresa e dos colegas. 

Dessa forma, valorizar seus colaboradores melhora a eficiência e a otimização em vários aspectos.

Como influenciar os funcionários de maneira positiva

Todo gestor sonha em ter equipes engajadas e produtivas.

Mas como conseguir uma força de trabalho motivada e comprometida? Que estratégias podemos aplicar?

Aqui estão algumas sugestões para você colocar em prática na sua empresa.

Ofereça novos desafios

De acordo com pesquisas, 85% dos trabalhadores sentem-se menos apegados ao seu trabalho seis meses após serem contratados. Para alguém que está começando a montar o seu negócio, isso pode assustar.

Para manter as equipes permanentemente motivadas, é preciso incentivar os colaboradores a aproveitar os seus pontos fortes e a expandir as suas competências, fornecendo a eles as ferramentas necessárias. 

Para que isso aconteça da melhor forma possível, você deve investir em um bom planejamento. 

Avalie as possibilidades de execução, determine o número de ações a serem realizadas e defina os recursos disponíveis para viabilizar o desenvolvimento dos colaboradores.

Promova a equidade em toda a empresa e uma política salarial justa

Embora o salário seja o fator mais motivador para os profissionais, a maioria dos gestores de RH concorda que não estão estruturados para promover o bem-estar. 

É preciso oferecer condições equitativas que criem um sentimento de justiça entre os funcionários em termos de salários e oportunidades de crescimento. 

Invista em ações que façam com que os colaboradores se sintam valorizados e certifique-se de estimular a mobilidade interna e a promoção para reter talentos. 

Alinhe o trabalho com o funcionário

Outra estratégia motivacional eficaz é colocar cada funcionário em uma posição que corresponda às suas competências e habilidades. 

Dessa forma, os colaboradores se sentirão satisfeitos e com vontade de exercer suas funções. 

Terão a oportunidade de crescer e desenvolver-se dentro e fora da empresa, e as suas opiniões serão ouvidas e respeitadas, o que contribuirá para o crescimento do negócio.

Busque compreensão

Uma abordagem recomendada para aumentar o comprometimento dos colaboradores é investir no fortalecimento da cultura da empresa, garantindo que hábitos, crenças e valores sejam comunicados na execução das atividades. 

Uma cultura forte e saudável garante funcionários mais motivados, alinhados e comunicativos. Há uma tendência de trabalhar em sinergia e com o mesmo objetivo. 

Se você trabalha no marketing de um PetShop por exemplo, existe uma cultura e valores diferentes de quem trabalha na produção de uma grande indústria.

Para isso, você deve estabelecer os valores fundamentais que todos devem seguir, como empatia, respeito, clareza e assertividade.

Um ponto importante é deixar claro que a omissão também é um meio de comunicação e que na maioria das vezes atrapalha o andamento dos projetos. 

Uma vez definidos os valores, eles deverão fazer parte de um código de conduta, seguido pelos líderes e reforçado sempre que um colaborador adotar o comportamento adequado. 

Lembre-se de que é mais fácil liderar pelo exemplo do que por comando.

Promova a inteligência emocional

Quando um funcionário tem um alto nível de responsabilidade, está sob constante pressão ou sobrecarregado de tarefas, é comum ver situações em que ele se sente extremamente estressado e não consegue administrar todas as suas atividades. 

Isso pode levar a horas extras excessivas, que devem ser evitadas. 

Essa situação pode resultar em distúrbios psicológicos, afetando seu desempenho pessoal e profissional. 

Para evitar esta situação, forneça treinamento em inteligência emocional para ajudá-los a lidar melhor com altos níveis de estresse e pressão diária. 

Isso permite que os colaboradores compreendam melhor os seus sentimentos e emoções, saibam onde e porque cada um deles surge e como controlá-los de forma eficaz. 

Isso os ajudará a evitar o estresse das inúmeras situações que todos enfrentam na vida profissional e pessoal.

Seja proativo

Ser proativo é uma habilidade que os gestores precisam cada vez mais. 

Organizar sessões de treinamento para desenvolver a responsabilização dos funcionários é uma excelente estratégia. 

Dessa forma, os profissionais se antecipam às demandas e estão sempre em busca de inovar, experimentando novos métodos para desempenhar cada vez melhor suas atividades. 

Essas características são essenciais tanto para que os colaboradores desenvolvam suas carreiras quanto para que a empresa obtenha melhores resultados.

Incentive uma cultura de feedback

O objetivo do feedback é informar os funcionários sobre seu progresso, ajudando-os a melhorar seu comportamento e alcançar bons resultados. 

Para isso, é fundamental fornecer feedbacks construtivos e que aumentem a produtividade dos avaliados. 

O feedback pode ser coletivo ou individual e deve ser frequente, respeitoso e não em forma de repreensão. 

Reconheça as conquistas, aprendizados, atitudes e realizações de cada pessoa. 

Baseie o seu feedback num princípio de crítica construtiva, apontando erros óbvios, mas também sugerindo formas de melhorar e adaptar-se ao que a empresa procura.

Contrate pessoas com valores e atitudes corretas

Tudo começa e termina com quem você contrata.

A pesquisa mostra que os valores e atitudes das pessoas orientam a maior parte do seu comportamento no local de trabalho. 

Ao contratar pessoas com valores alinhados aos valores da sua organização é mais provável que você encontre menos problemas com o comportamento dos funcionários. 

Suas atitudes terão maior probabilidade de estarem alinhadas com os valores da sua organização.

Você pode medir o comportamento anterior no trabalho no processo de entrevista  e por meio do uso de avaliações, que medem estilos comportamentais, traços de personalidade e valores. 

Tudo isso pode ajudar a prever o comportamento dos funcionários no trabalho.

Contratar as pessoas certas que se ajustem a sua cultura e valores significa que você gastará menos tempo lidando e gerenciando comportamentos indesejados.

Seja um modelo

Os funcionários geralmente seguem o exemplo dado por outras pessoas na organização e recebem dicas dos responsáveis ​​sobre as atitudes desejadas. 

Os líderes devem aceitar a sua responsabilidade de agir de acordo com os comportamentos que esperam dos seus funcionários. Eles devem ser os modelos comportamentais.

É mais provável que os colaboradores se comportem da maneira que você deseja quando seus líderes  o fazem.

Você não pode ter dois conjuntos de expectativas comportamentais em um local de trabalho. 

O discurso e a prática devem estar alinhados.

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