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Ainda estamos em setembro, mas o espírito natalino está no ar e nas lojas de Uberlândia. Algumas vitrines já exibem as cores e os enfeites típicos da festa, e produtos tradicionais, como panetones e chocotones, ocupam as prateleiras. Essa antecipação, impulsionada pelo desejo de aproveitar promoções e garantir os presentes com antecedência, promete aquecer a economia local.

No caminho até a data mais esperada pelos comerciantes, ainda temos o Dia das Crianças e a Black Friday. No entanto, para aqueles que desejam adiantar as compras de Natal, estão disponíveis diversas opções disponíveis no comércio da cidade.

Marcelo Cunha, professor da área de Gestão e Negócios do Centro Universitário Una de Uberlândia, explica por que as lojas estão vendendo artigos natalinos. “É um hábito comum dos varejistas começarem a disponibilizar as mercadorias e enfeitar os estabelecimentos com os temas cerca de dois meses antes dos períodos sazonais de altas vendas, como o Natal. Trata-se de uma estratégia para tentar estimular o consumo antecipado, pensando em conseguir abocanhar não só uma fatia do 13º dos clientes, mas também dos salários nos períodos anteriores, e assim aumentar seus resultados para o período. O tema exerce uma espécie de sensibilização no consumidor, que lembra da família e de confraternização”.

De acordo com o docente, essa sensação de que as vendas das datas especiais estão começando cada ano mais cedo, vem do fato de que “o comércio varejista tem sentido cada vez mais os impactos da crise econômica, e o consumidor tem a cada dia feito mais compras conscientes, ponderando a necessidade de um produto ou serviço versus o seu orçamento”.

O especialista aponta o impacto dessas vendas antecipadas no desempenho das empresas. “Essa antecipação também está vinculada a uma estratégia que os varejistas utilizam para evitar a falta do que vender no Natal: a antecipação dos pedidos junto aos fornecedores. E, como os itens muitas vezes estão disponíveis nas empresas, nada melhor que expor e vender agora mesmo, ampliando a possibilidade de vendas pelo tempo de exposição, e estimulando mais de uma compra durante o período, o que com certeza é excelente para o faturamento”.

Marcelo dá três dicas para estimular as vendas nesse período:

1. Sempre expor o que está vendendo nos enfeites das lojas, criando um visagismo (vitrine e loja) que estimule os clientes a quererem fazer isso em suas casas. Explore as cores, as luzes, as músicas e os aromas que remetam à data. Vale a pena contratar profissionais de vitrinismo para isso, pois o impacto nas vendas é relevante.

2. Invista em opções para todos os públicos: de itens de alto valor a lembrancinhas pequenas e acessíveis. Assim, os clientes terão variedade e poderão compor uma cesta com artigos de maior e de menor valor. Atendendo até aqueles consumidores de orçamento extremamente limitado, as vendas com certeza serão muito melhores.
3. Divulgue nas redes sociais, com bastante fotos, decorações, composições de itens nas fotos. Esteja sempre atento nas interações com os clientes interessados em comprar pelas redes sociais (WhatsApp Business é uma excelente opção) e disponibilize a entrega de pedidos. Os clientes valorizam essa facilidade e com certeza isso impactará, também, as vendas de forma positiva.

Sobre a Una

Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima – maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Ǫuero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.

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