“Fotocópia” será exibido no dia 22 de junho

O curta-metragem “Fotocópia”, produzido por alunos do projeto Trakinagem Cinema e Educação, na Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM) em Uberlândia, conquistou um lugar entre os 32 filmes selecionados de Minas Gerais para a prestigiada 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, na categoria Educação.

Considerado o principal festival brasileiro dedicado a tratar o cinema como patrimônio e a oferecer uma programação estruturada em três temáticas – preservação, história e educação, a CineOP será realizada entre os dias 22 e 27 de junho, na Praça Tiradentes e no Centro de Artes e Convenções, em Ouro Preto.

O projeto Trakinagem, patrocinado pelo Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realizado pela produtora O Sopro do Tempo, tem como objetivo ensinar os elementos básicos da linguagem audiovisual a crianças e jovens, estimulando sua criatividade e reflexão sobre o cinema e a educação. Até dezembro, a meta do projeto é alcançar 160 alunos, em oito oficinas, com carga horária de 24 horas/aula, cada, em sete diferentes instituições da cidade de Uberlândia, produzindo curtas-metragens de diversos gêneros cinematográficos.

“Fotocópia”, curta-metragem de ficção, foi criado durante o primeiro bimestre do projeto, com a colaboração dos jovens: Vitor Silva, Isabela Mesquita, Paula Vitória, Heitor Rios, Enzo Gabriel, Larissa Neves, Ruth Carvalho, Raquel Carvalho, Raissa Neves, Victor Melauro, Mateus Pereira e Matheus Alves. O filme aborda o dilema de dois garotos, Vitor e Heitor, ambos apaixonados pela mesma menina. A solução do problema está nas mãos de Mateus, um jovem cientista amigo deles. 

A seleção de “Fotocópia” para a 18ª CineOP é um reconhecimento do potencial criativo dos participantes do projeto Trakinagem, além de uma oportunidade para que eles se tornem espectadores mais críticos diante das produções audiovisuais. “Estamos lisonjeados pelo Trakinagem estar entre os filmes selecionados. Isso reafirma a importância de levar o projeto adiante para que mais jovens possam, através da criação audiovisual, ampliar os olhares sobre o mundo que os rodeia e que chega até eles pelas redes sociais, afirma o instrutor do Trakinagem, Cristiano Barbosa. 

A 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto contará com uma programação completa, incluindo pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, seminários, debates, oficinas, sessões cine-Escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejo, shows musicais e atrações artísticas. Além disso, o evento será palco do 18º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XV Fórum da Rede Kino (Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual). Toda programação é gratuita. A expectativa é receber mais de 20 mil pessoas.

O curta-metragem “Fotocópia” será exibido no dia 22 de junho, às 12h, Centro de Artes e Convenções.

A programação completa da 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto está disponível no site www.cineop.com.br.

Sobre o Instituto Algar

Há mais de duas décadas, o Instituto Algar se dedica a contribuir com o desenvolvimento de pessoas. De forma colaborativa, unimos esforços e instituições para desenvolver a comunidade, por meio da educação, do esporte, da cultura e do voluntariado. Enxergar o potencial de cada criança, adolescente e jovem dos nossos programas sociais é o que nos inspira. Nessa trajetória, mais de meio milhão de vidas já foram transformadas. Instituto Algar; conectando pessoas às oportunidades.

Sobre a produtora O Sopro do Tempo

Produtora de cinema e audiovisual criada em 2009 na cidade de Uberlândia que conta com diversos filmes exibidos e premiados em diversos festivais no Brasil e no exterior. Na sua filmografia consta 16 filmes de curta metragem (13 ficção e 3 documentários), 06 filmes de longa metragem (1 ficção e 5 documentários) e 01 Série para TV com 10 episódios. É também realizadora das mostras de cinema Contorno – Cinema Independente e da Borda, e do Trakinagem Cinema e Educação, visando educação, formação de público e o fomento da cadeia produtiva do cinema. Saiba mais em: www.osoprodotempo.com

Deixe uma resposta