Today domingo, 1st fevereiro 2026
Imprensa e Mídia

Notícias de Uberlândia, Brasil e Mundo

Curso de Teatro da UFU apresenta o espetáculo “O Doente Imaginário”

Curso de Teatro da UFU apresenta o espetáculo “O Doente Imaginário”
Montagem da Trupe Imaginário leva aos palcos uma comédia clássica de Molière com entrada gratuita no campus Santa Mônica

Por: Lucas Mendes

A Trupe Imaginário, do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), apresenta o espetáculo “O Doente Imaginário”, resultado das disciplinas Ateliê de Criação Cênica I e II. A montagem tem direção de Dirce Helena Carvalho e é fruto de um processo pedagógico voltado à vivência prática da criação teatral.

As apresentações acontecem na Sala Ana Carneiro, no bloco 3M, no campus Santa Mônica, próximo à entrada da UFU, em frente à estação UFU Leste. A entrada é gratuita, com retirada de senhas uma hora antes de cada sessão.

Datas e horários das apresentações:

05/02 (quinta) – 19h30

06/02 (sexta) – 19h30

07/02 (sábado) – 19h30

09/02 (segunda) – 15h30

10/02 (terça) – 15h30

11/02 (quarta) – 15h30

12/02 (quinta) – 19h30

Segundo a diretora Dirce Helena, o processo de criação do espetáculo buscou envolver os estudantes em todas as etapas da montagem teatral, entendendo a cena como um espaço de descoberta, escuta e construção coletiva. “O trabalho priorizou a autonomia dos estudantes, sustentada pela cooperação entre discentes, docentes, coordenação e técnicos do curso”, explica.

Cartaz da peça “O Doente Imaginário”
Divulgação

A diretora destaca ainda que os laboratórios de criação compostos por jogos, improvisações, workshops e técnicas específicas para a atuação em Molière foram fundamentais para o desenvolvimento artístico do elenco. A proposta pedagógica também estimulou um olhar crítico e sensível sobre o próprio processo de criação, valorizando tanto o resultado em cena quanto o percurso formativo dos estudantes.

Entre os principais desafios enfrentados pelos alunos, Dirce aponta a relação dos atores com o texto de Molière. “É uma escrita que exige precisão, articulação, projeção vocal e compreensão profunda da palavra, para que o texto se transforme em fala viva e estabeleça comunicação clara com o público”, afirma. Segundo ela, sustentar a energia vocal e a intenção cênica ao longo de toda a peça é um dos grandes exercícios dessa dramaturgia clássica.

Para o público, a expectativa é de uma experiência marcada pela fruição e pelo riso. A montagem aposta na força da comédia clássica para evidenciar temas ainda atuais, como conflitos familiares, hipocrisia nas relações sociais e  falsa erudição, mostrando que, mesmo escrita há séculos, a obra de Molière segue dialogando com o comportamento humano contemporâneo.

A organização convida a comunidade universitária e o público em geral a prestigiar o espetáculo

 

Aldair dos Santos

Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Leia também x