Durante o período, a media tech brasileira aumentou seu quadro de colaboradores em 35%
Driblar a recessão econômica e manter o crescimento têm sido grandes desafios para empresas em todo o mundo e, no Brasil, não é diferente. Há, no entanto, quem fuja à regra. É o caso do Grupo Comunique-se, media tech que cresceu neste período e chegou, inclusive, a reconquistar ex-colaboradores.
Em meio ao novo desafio desencadeado pela pandemia da Covid-19, o Comunique-se precisou se reinventar. Nos dois escritórios, em São Paulo e no Rio de Janeiro, foi adotado o modelo de trabalho home office, com o objetivo de garantir a segurança de todos os colaboradores. O que, naquele momento, era visto com receio, surpreendeu a empresa com bons resultados.
O ano de 2020 foi encerrado com números positivos, acima das expectativas. Em julho do mesmo ano, a empresa lançou, ainda, mais um produto: o Comunique-se 360, que contou com live de lançamento e foi destaque na programação de grandes veículos de comunicação, como a RedeTV.
No primeiro semestre de 2021, o grupo registrou aumento de 59% em novas vendas e 37% no faturamento, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre as soluções oferecidas pela empresa, o maior destaque no período foi o Influency.me, produto voltado ao marketing de influência, que registrou aumentos de 155% e 163% nos mesmos indicadores.
Outro motivo de orgulho para o Comunique-se tem sido o número de contratações desde o início da pandemia, especialmente por tratar-se de um período em que recordes de desemprego são batidos no Brasil. No início de 2020, a empresa contava com 92 pessoas em sua equipe e, atualmente, o número é de 125 colaboradores.
Apenas no ano passado, após o início da pandemia da Covid-19, 36 profissionais passaram a integrar a equipe. Em 2021, o número de colaboradores seguiu crescendo e, no primeiro semestre, foram realizadas mais 33 contratações, entre elas, sete antigos talentos que retornaram à empresa. O resultado contraria o cenário nacional, visto que, entre janeiro e março, o país chegou a registrar 14,7% de desemprego, de acordo com dados do IBGE.
De volta ao Comunique-se
Um dos “resgates” de ex-colaboradores da empresa foi o caso de Anderson Scardoelli, editor-chefe do Portal Comunique-se. O jornalista trabalhava no grupo havia 11 anos quando decidiu mudar sua carreira, assumindo um desafio na Revista Oeste em maio de 2020. O período durou menos de um ano e, em março deste ano, retornou ao seu “lar profissional”. “Até hoje brinco que cursei a faculdade de jornalismo, mas que sou formado mesmo pelo Comunique-se. Por aqui, tive a oportunidade de me desenvolver profissionalmente e de buscar a evolução contínua”, explica o profissional que ingressou na companhia em 2009 como estagiário.
A jornalista e influenciadora digital Dádiva Azevedo é mais um caso. Em 2020, ela retornou ao Comunique-se para assumir a área de marketing do Influency.me, solução do grupo voltada ao marketing de influência. Anteriormente, a profissional havia atuado na empresa por nove anos.
Outros “resgates” de profissionais são os de Murillo Domingues e Gabriel Tripodi Garcia. Ambos foram “resgatados” pelo Comunique-se no último mês e fizeram parte, inclusive, do podcast interno da empresa, o “Fala Bocão”. Murillo contou como foi sua experiência em outras empresas, quando esteve na Irlanda. Gabriel, por outro lado, inicia como novo apresentador do programa, entre outras atribuições na equipe de marketing.
Sobre o Grupo Comunique-se
Fundado em setembro de 2001, o Grupo Comunique-se oferece soluções e serviços de comunicação por meio da tecnologia. A media tech detém as marcas Comunique-se 360 (comunicação corporativa e relações públicas), DINO – Agência de Notícias Corporativas (newswire), Influency.me (marketing de influência), RIWeb (relações com investidores) e SuaTV (comunicação interna e sinalização digital). Além disso, mantém o Portal Comunique-se e realiza os prêmios Comunique-se e Influency.me.