
Criança de 3 anos com suspeita de hepatite misteriosa em Uberlândia será transferida para São Paulo
Menino de 3 anos está internada no Hospital Santa Clara; Assessoria de imprensa ainda não divulgou nota oficial. O estado de saúde é grave e a criança deve ser transferida para o Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP) na tarde desta quinta-feira (26).
Um caso suspeito de hepatite misteriosa em uma criança de 3 anos é investigado em Uberlândia. A informação foi confirmada pela família e pelas autoridades sanitárias municipais nesta quinta-feira (26). Veja posicionamentos abaixo.
De acordo com familiares, o menino começou a passar mal na quinta-feira (19) e foi até uma unidade de saúde, onde foi medicado e liberado. No dia seguinte, voltou a se sentir mal e foi levado novamente para o Hospital Santa Clara, onde foi internado e realizou exames, sendo detectada hepatite, porém, sem identificação do tipo.
A criança segue internada em estado grave no hospital. No entanto, deve ser transferida para o Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP), em São Paulo, ainda nesta quinta.
Nota do Hospital Santa Clara:
O Hospital Santa Clara informa na última terça-feira (24) uma criança de três anos de idade foi internada na UTI Pediátrica, encaminhada pela pediatra assistente, com diagnóstico de hepatite aguda grave.
A história clínica do paciente revelou uma infecção leve de vias aéreas cerca de 20 dias atrás e uma gastrenterite (vômitos) seguida por icterícia (olhos e pele amarela) há cerca de três dias. Os exames iniciais descartaram as causas infecciosas mais comuns da hepatite aguda e confirmaram um intenso e grave
acometimento do fígado.
Foram seguidos todos os protocolos e todas as medidas de segurança necessários. Em 26 de maio, o paciente foi transferido para um centro de referência em hepatologia pediátrica na cidade de São Paulo para acompanhamento e, se necessário, transplante de fígado.
De acordo com a OMS, a causas dos casos atuais dessa hepatite ainda é considerada desconhecida e permanece sob investigação ativa. Essa hepatite aguda (inflamação do fígado) apresenta sintomas gastrointestinais como diarreia ou vômitos, febre, dores musculares, mas o mais característico é a icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos).
É muito importante que os pais e pediatras fiquem atentos para que a doença seja descoberta no início.
A equipe do Hospital Santa Clara continua em contato à equipe de São Paulo acompanhando a evolução da criança enquanto aguarda a conclusão da investigação da possível causa dessa hepatite.
Esperamos que a evolução seja favorável e que não seja necessário a realização de um transplante.
Dra. Daniela Falqueto – Diretora Técnica do Hospital Santa Clara
O que se sabe sobre a doença: