Acesse a Prefeitura de Uberlândia
Today sábado, 17th maio 2025
Imprensa e Mídia

Notícias de Uberlândia, Brasil e Mundo

Contagem regressiva para conhecer o melhor buteco do Triângulo Mineiro

Contagem regressiva para conhecer o melhor buteco do Triângulo Mineiro

Revelação do campeão do Comida di Buteco no Triângulo será em 20 de maio; pesquisa revela o que influencia a escolha do local ideal para refeições fora de casa.

No dia 20 de maio, serão divulgados os vencedores do concurso Comida di Buteco, que neste ano, tem a participação de 14 bares de Uberlândia e seis de Araguari disputando o melhor buteco do circuito Triângulo Mineiro. A entrega da premiação será feita em um evento fechado que receberá os donos dos bares, patrocinadores e imprensa. Vencem os três butecos com as melhores pontuações nos critérios: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada um. Os votos físicos já foram recolhidos e estão sendo apurados por um instituto de pesquisas independente. Com democracia e muito sabor, é eleito o melhor buteco de cada circuito e, depois, do país.

Nesses 24 dias de concurso (11 de abril a 4 de maio), milhares de pessoas visitaram os bares e donos vestiram a camisa do concurso caprichando na decoração, nos pratos, na temperatura das bebidas, e reforçando a limpeza do estabelecimento. Todas essas são as características consideradas importantes na hora de decidir em qual bar ou restaurante ir, segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), denominada “Hábitos de consumo em bares e restaurantes”.

De fato, o concurso mobiliza as cidades participantes, aumentando o movimento e o faturamentos nos bares, já que o principal objetivo do concurso é resgatar e valorizar a cultura dos botecos tradicionais brasileiros, destacando a importância da gastronomia local e a sua contribuição para a vida social do país.  Os idealizadores sabem que as pessoas gostam mesmo de momentos com a família e amigos, de uma cerveja bem gelada, um bom drink, um petisco saboroso ou comemorar algo especial.

De acordo com Maria Eulália Araújo, diretora institucional e fundadora do Comida, o concurso gastronômico é uma celebração da cultura, da hospitalidade e da tradição dos bares. “Os critérios de avaliação refletem exatamente o que o público mais valoriza: sabor, atendimento, limpeza e a temperatura da bebida. Isso mostra o quanto o buteco precisa estar atento a todos os detalhes, oferecendo não só um prato gostoso, mas uma experiência completa. Estamos muito animados e com grandes expectativas para o anúncio dos vencedores, porque sabemos o quanto cada participante se dedicou. É sempre emocionante ver como o concurso transforma vidas, movimenta a economia e fortalece os laços com a comunidade”, afirma Eulália. 

Quais fatores influenciam a escolha do local para comer fora?

A pesquisa “Hábitos de consumo em bares e restaurantes”, com a participação de mais de seis mil pessoas em todas as regiões do Brasil, revelou que o lazer é o principal motivo que leva as pessoas a realizarem refeições fora do lar. Os dados mostram que essa prática está fortemente associada a momentos especiais, como participar de celebrações ou festas (76,6%), conversar com amigos e se divertir (76,3%), ou simplesmente sair para beber (64,8%). Entre as refeições básicas feitas fora de casa, o lanche lidera as preferências (71,9%), superando até mesmo o almoço e o jantar. A pesquisa também aponta que 93% dos entrevistados realizam refeições fora de casa, sendo que mais da metade faz isso entre duas e cinco vezes por mês, enquanto 20,7% têm o hábito de sair para comer oito vezes ou mais por mês.

A pesquisa reforça exatamente os critérios valorizados pelo Comida di Buteco! Um terço dos entrevistados apontou que limpeza e higiene das instalações físicas são os fatores mais importantes na hora de escolher um bar ou restaurante para consumir. Em seguida, aparecem aspectos ligados à qualidade do atendimento, como cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes, mencionados por 17% dos participantes. O ambiente do estabelecimento também pesa na decisão, sendo citado por 12,4% dos entrevistados. Já a comida saborosa e gostosa aparece logo depois, com 10,3% das preferências.

“Frequentar ambientes limpos é, acima de tudo, sinal de cuidado, e isso se reflete tanto dentro quanto fora da cozinha e o consumidor está cada vez mais atento a esses aspectos. Além disso, as pessoas não renunciam a uma boa experiência: querem uma bebida bem gelada, uma comida saborosa, um atendimento cordial e um ambiente que as acolha. É essa soma de fatores que faz toda a diferença”, disse Fábio Bertolucci, presidente da Abrasel no Triângulo Mineiro, que receberá em seu restaurante Terra Brasilis, todo o staff do Comida di Buteco e convidados para a revelação do melhor buteco do Triângulo Mineiro e a entrega dos prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar.

Aldair dos Santos

Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Leia também x