Depois de mais de 30 anos de longa espera e de vários desafios superados, a Prefeitura de Uberlândia e a concessionária aeroportuária Aena, que acaba de assumir a gestão do terminal, em total alinhamento de estratégias e ampla sinergia de esforços, dão conhecimento sobre novos e expressivos investimentos a serem realizados nos próximos 30 meses dentro e fora do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato.
Os investimentos visam dotar Uberlândia de um aeroporto moderno, mais amplo e confortável, operando nos níveis mais altos de segurança operacional e sustentabilidade. O equipamento estará pronto para absorver o crescimento da demanda de passageiros e cargas e será capaz de disputar, em excelentes condições, novas frequências e destinos em todo o território nacional. O projeto final será submetido à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) até o fim de novembro.
Mais conforto e capacidade
Um novo terminal de passageiros será construído do outro lado da pista para atender a 3 milhões de passageiros por ano- o dobro da capacidade atual. Contará com duas pontes de embarque (fingers) e leitores automáticos de cartões de embarque, garantindo embarques mais rápidos, confortáveis e acessíveis. Também estão previstas esteiras de bagagens de maior capacidade, um novo pátio para até 8 aeronaves da aviação comercial, novas pistas de rolagem (taxiways) e novo estacionamento com mais vagas.
Mais segurança e sustentabilidade
Com o novo desenho, o aeroporto cumprirá todas as exigências mais modernas de segurança operacional. A pista terá áreas de escape (Resa) em ambas as cabeceiras, revitalização do pavimento e preparação das faixas laterais para acesso de veículos de socorro em caso de emergências. Também todos os afastamentos mínimos requeridos entre pistas e aeronaves no pátio serão viabilizados. O sistema de bagagens estará preparado para inspeção integral, por imagem, das malas despachadas. Água de reuso e consumo de energia limpa deixarão o equipamento mais sustentável.
Entorno
A Prefeitura de Uberlândia irá investir em novos e amplos acessos viários ao novo terminal, ao mesmo tempo em que apresentará proposta específica de revisão do Plano Diretor Municipal para o entorno do sítio aeroportuário- iniciativas extremamente relevantes para uma eficiente operação de passageiros e cargas aéreas, à altura do potencial que o município apresenta.
Nesse novo desenho, abrem-se possibilidades de desenvolvimento de negócios no espaço do aeroporto, especialmente para a carga aérea, que é uma forte vocação da cidade. Também o entorno do novo terminal de passageiros será dinamizado. O propósito é transformar-se em um dos melhores aeroportos regionais do Brasil no processamento de passageiros e carga, viabilizando o sonho de Uberlândia em se transformar em referência nacional na logística avançada aero rodoviária.
A Prefeitura, juntamente à Aena, reafirma seu compromisso com os pilares do desenvolvimento sustentável do município para as próximas décadas, com efeitos positivos em todo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, criando as necessárias condições para forte estímulo aos investimentos e oportunidades que se abrem ao empresariado local e regional, ao e-commerce, à aviação executiva e à atração de novas plantas de produção de produtos de alto valor agregado, com o firme propósito de gerar, em massa, os empregos do futuro.
É mais uma frente que coloca Uberlândia na rota do desenvolvimento sustentável e pronta para enfrentar os enormes desafios do século 21.