Como preparar seu carro para uma viagem longa
5 mins read

Como preparar seu carro para uma viagem longa

Saber como preparar seu carro para uma viagem longa é importantíssimo para garantir que nada dará errado. Afinal de contas, ninguém quer ficar parado no meio da rodovia sem ter para onde ir porque o automóvel teve um problema específico no freio, no pneu ou faltou água para resfriar o motor, não é mesmo? Quando planejamos um passeio desses, o objetivo é ter uma experiência positiva e agradável, sem passar por esses perrengues.

O Brasil é um país de proporções continentais e que abre margem para muitos passeios interessantes de carro. Quem é de São Paulo, por exemplo, pode viajar para Minas Gerais e conhecer as muitas rotas gastronômicas locais. Já quem é da Bahia, pode fazer um tour pelo Nordeste, conhecendo um pouco de cada estado próximo. São apenas algumas sugestões de viagens longas para fazer com o carro, já que é possível fazer muito mais, como conhecer países vizinhos quando a pandemia do novo coronavírus acabar.

Para isso, no entanto, é importante saber como preparar seu carro para uma viagem longa. Quer aprender? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como preparar seu carro para uma viagem longa: 5 pontos para revisar

Uma longa viagem significa caminhos desertos, climas que seu automóvel não está acostumado e terrenos diferentes. Em situações como essas, qualquer pequeno problema que já existia poderá tornar-se muito maior, e até fazer com que o carro pare no meio da estrada, onde possivelmente não terá como pedir ajuda.

Segue abaixo alguns itens que valem a pena olhar duas vezes antes de iniciar a jornada!

1. Água

Verifique se há água o suficiente, e se ela está em boas condições. Alguns modelos usam líquidos específicos, então cheque se o seu carro está em conformidade com as especificações.

Lembre-se de que a água é responsável por resfriar o motor durante o uso. Se ele funcionar por muito tempo (uma viagem longa) sem o resfriamento adequado, com certeza vai superaquecer e gerar problemas no meio do caminho.

2. Óleo

Verifique o nível do óleo e quão próximo ele está da data de troca. Se estiver muito próximo, faltando apenas 1000 ou 2000 quilômetros, por exemplo, aproveite para trocá-lo antes de sair. Viagens longas demandam muitos quilômetros e, provavelmente, a sua irá ultrapassar esses 2000 quilômetros que faltavam para a troca do óleo. Aproveite e já cheque também se não há vazamento do fluido.

3. Freios

Esse é um dos itens mais importantes para revisar. Verifique se o pedal do freio está funcionando corretamente, se está na rigidez ideal (nem muito duro, nem muito macio), na altura desejada e se responde com rapidez. Com a ajuda de um profissional, verifique se ele está calibrado, se não puxa o carro para nenhum lado específico, e se as pastilhas estão novas.

Lembre-se de que acontecem muitos acidentes nas estradas do Brasil, majoritariamente por problemas nos freios dos carros. A cada 1 hora, 5 pessoas morrem nas estradas brasileiras, em média. Portanto, mantenha o freio do seu carro  em condições para ser capaz de evitar acidentes, caso surjam imprevistos.

4. Pneus

Verifique o uso dos pneus. Se eles estiverem gastos, sem muitos sulcos aparentes, está na hora de trocar. Um pneu liso irá derrapar em estradas molhadas e frenagem brusca, podendo causar acidentes graves. Cheque também o estepe (não esqueça de levá-lo!) e calibre todos eles tanto o reserva quanto os pneus principais.

Ainda nessa área, não se esqueça de deixar em seu carro um macaco, triângulo e chave de roda, caso precise trocar um dos pneus durante a viagem. O extintor deve estar em dia para prevenir incêndios no caso de acidentes.

Uma dica para saber se o pneu do seu veículo está muito gasto para a viagem é colocar uma moeda de 1 real nos sulcos dele. Se a borda de ouro da moeda for igual ou maior do que a profundidade dos sulcos, então o pneu já está careca. Se ela for só um pouquinho menor, ele já está quase todo gasto.

5. Revisão Geral

Além de itens específicos, leve seu carro para uma revisão geral. Lá eles irão analisar minuciosamente o restante do automóvel como os faróis, pisca-alerta, luz de freio, painel, ar-condicionado, trava das portas e outros itens.

O importante da revisão é garantir que nenhuma peça esteja indo para a viagem em mau estado. Se estiver assim, o melhor é trocá-la para garantir a sua segurança e da sua família.

Pronto! Agora que você já sabe como preparar seu carro para uma viagem longa, é hora de colocar todas essas dicas em prática para não errar e nem ficar parado no meio do caminho. Além disso, lembre-se de que você precisa preparar a mala para a viagem também, separar alguns remédios, kit de primeiros socorros, alguns lanchinhos para refeições rápidas… enfim, ainda há muito o que fazer antes de colocar o carro na estrada.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo para onde você vai viajar!

Deixe uma resposta