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Como melhorar seu posicionamento no Google [Guia básico]
Alcançar uma posição melhor no Google é um sonho para qualquer empresa que queira aumentar suas vendas online.
No entanto, isso pode não ser tão fácil nos dias de hoje devido ao aumento maciço da concorrência pelos principais rankings dos mecanismos de pesquisa.
Se você ainda não tem uma estratégia de SEO, pode estar perdendo muitas oportunidades de negócios.
A boa notícia é que, se você continuar lendo e implementar as dicas deste guia de SEO para iniciantes, obterá melhores resultados em pouco tempo.
Para tirar o máximo proveito deste guia de SEO, você pode ler cada seção em um ritmo que funcione para você.
Neste guia para melhorar seu posicionamento no Google você encontrará:
- O que é SEO e como funciona uma consultoria de seo?
- Como funcionam os motores de busca?
- Quais são os mitos de SEO?
- Como escolher um nome de domínio?
- Como criar uma estrutura web amigável para o seu SEO?
- Como criar conteúdo relevante?
- Como otimizar suas imagens?
- O que é construção de links?
- Bônus! – SEO Local
O que é SEO?
SEO ou Search Engine Optimization é um ramo do marketing digital cujo objetivo é aumentar a visibilidade do conteúdo nas páginas de resultados dos buscadores. (SERP)
Fazer uma boa otimização do seu site para melhorar sua classificação no Google exigirá que você implemente alguns ajustes técnicos na estrutura do site e outros ajustes de relevância dentro do conteúdo que você mostra aos usuários.
É importante notar que SEO não é apenas adaptar seu site para que o Google o encontre e mostre aos usuários, mas também significa adaptar seu site para que as pessoas encontrem valor.
Ou seja, ninguém vai visitar um site que não contribua com nada.
E o Google não exibirá um site de baixa qualidade para os usuários.
A magia do posicionamento na web de SEO é ser apreciado pelos usuários e pelo algoritmo do Google.
Sei que pode parecer difícil, mas não se preocupe, neste guia você descobrirá o que precisa fazer para aumentar sua visibilidade no Google.
Como funcionam os motores de busca?
O que você faz quando tem uma dúvida?
Exatamente, você procura uma resposta no Google.
O que as pessoas fazem quando têm dúvidas ou precisam de informações?
Exatamente, eles procuram as informações no Google.
Os mecanismos de pesquisa como o Google são extremamente populares porque facilitam nossas vidas, fornecendo as informações de que precisamos no momento exato em que precisamos.
Assim, os motores de busca funcionam como imensas bibliotecas onde a informação é armazenada, valorizada, catalogada por categorias e apresentada a quem a necessita no momento em que necessita.
Nesse sentido, buscadores como o Google utilizam tecnologia capaz de analisar os milhões de sites que são criados ou atualizados a cada minuto.
Assim, quando um usuário faz uma pergunta ou digita uma palavra-chave na barra de pesquisa, o Google pode analisar o contexto da pergunta, descobrir a intenção da pesquisa, encontrar os arquivos que melhor correspondem à pesquisa e exibi-la ao usuário.
E tudo isso em menos de um segundo.
Essa facilidade de exibir as informações necessárias em tão pouco tempo é a chave pela qual os mecanismos de pesquisa moldaram nossa sociedade.
Agora, embora seja verdade que melhorar sua posição no Google lhe dê muitas vantagens, existem muitos mitos que devemos deixar para trás agora.
Esses mitos não fazem nada além de nos desinformar e criar expectativas irreais.
Quais são os mitos do posicionamento de SEO no Google?
O mundo do SEO está em constante mudança e muitas vezes é difícil acompanhar tantas mudanças.
Portanto, é muito importante que você entenda alguns mitos que você deve deixar para trás.
Para facilitar esse processo para você, apresento uma lista dos mal-entendidos mais comuns no posicionamento do Google para pequenas e médias empresas.
MITO 1: SEO exige que você faça apenas uma única otimização
Posicionar-se no Google através de técnicas de SEO não é uma fórmula mágica que vai te dar resultados em pouco tempo.
Se você inicia uma campanha de posicionamento web no Google e não vê resultados em pouco tempo, isso não significa que você deva desistir imediatamente.
Por outro lado, se você obtiver resultados positivos em pouco tempo, isso não significa que tudo termina aí.
SEO requer tempo e esforço constante para entregar os verdadeiros resultados.
MITO 2: SEO é inútil
Um dos maiores mitos a serem superados é que SEO não funciona mais.
Há muitos anos, posicionar um site era muito mais fácil, mas de quase 20 anos atrás até o presente, o SEO evoluiu muito. (Por exemplo, você pode descobrir RankBrain e outras otimizações do Google como o Penguim, que passou a combater que compra backlinks)
Isso não significa que você não pode mais otimizar seu site para melhorar o ranking no Google, mas sim que outros fatores estão influenciando o SEO.
E se você acha que SEO não funciona mais, devo dizer que existem milhares de empresas que apostam nessas estratégias pelos benefícios que elas oferecem. (E há milhares de outras empresas que continuam a aderir)
MITO 3: Você não deve fazer otimizações para mobile
Sites responsivos ganharam grande relevância nos últimos anos.
Isso ocorre porque o número de usuários que se conectam à Internet a partir de seus telefones está crescendo constantemente.
Portanto, para que um site forneça uma ótima experiência ao usuário, ele precisa ser visualizado em um telefone celular.
Isso não quer dizer que, se o seu site não for otimizado para telefones, você se sairá mal nos rankings do Google.
No entanto, se seu site não for responsivo, os usuários deixarão seu site e isso será uma mensagem clara para o Google de que seu site não é relevante.
MITO #4. Se você é uma empresa de médio ou pequeno porte, não precisa de SEO
Já ouvi essa desculpa inúmeras vezes.
Muitos empresários pensam que por sua empresa ser muito pequena ou não ter alcance regional ou nacional, eles não precisam melhorar seu posicionamento na web.
No entanto, em 2014, o Google introduziu uma atualização chamada Pigeon ou Paloma para ajudar empresas e empresas locais com seu posicionamento de SEO.
Com esta atualização todas as pequenas e médias empresas ganham mais relevância quando seus potenciais clientes pesquisam localmente.
“Restaurantes perto de mim”
“Empresas de construção na minha cidade”
“As lojas de hardware abrem às 7:00 AM”
Essas são apenas algumas das frases usadas pelos usuários.
E, como você pode ver, todos eles têm a intenção de procurar um local ou empresa que atenda às suas necessidades.
Ou seja, essas pessoas não procuram grandes empresas como Wal-Mart, Mc Donald’s, entre outras.
Essas pessoas estão simplesmente procurando uma empresa local que forneça os serviços ou produtos de que precisam.(Se você quiser saber mais sobre SEO para pequenas e medias empresas, recomendo conhecer uma agência de link building)