Ao comparar os Estados Unidos com outras nações, como o Brasil, por exemplo, é possível ver diferenças surreais, tanto em cultura quanto em evolução. Afinal, o país americano se gaba por ser um país extremamente desenvolvido e portador de grandes feitos. Dito isso, ir para as terras americanas é o sonho de diversos brasileiros, e existem aqueles que foram para os EUA e tiveram problemas ao comprar peças de roupas.
Algo que pega de surpresa os brasileiros que viajam para os Estados Unidos é o jeito diferente que eles possuem de medir as coisas. Sejam milhas, libras, jardas ou alguma outra variedade de unidade de medida utilizado pelos americanos, aqueles que buscam comprar roupas masculinas, femininas ou infantis no exterior precisam ficar espertos na hora da conversão de medida para não comprar tamanhos maiores ou menores do que os ideais.
Então, aqueles que estão fazendo intercâmbio ou apenas realizando uma pequena viagem no exterior e buscam comprar belas roupas precisam se atentar às informações a seguir, que são extremamente importantes para conseguir comprar a numeração certa.
Por que as medições são diferentes?
A primeira informação a qual é necessário se atentar é que, enquanto a maioria dos países no mundo utilizam o sistema métrico de medição, os EUA, a Libéria e o Mianmar optaram por usar outro sistema, chamado sistema imperial. Mesmo com sua abolição entre os séculos 16 e 19, pelo império Britânico da época, essa medição permaneceu viva em alguns cantos, e estima-se que a origem desse sistema completo surgiu junto com os antigos povos da humanidade.
Sabendo disso, é importante dizer que a numeração de roupas infantis nos EUA é bastante semelhante à numeração usada no Brasil, portanto a mudança de medidas e a conversão de número de roupas são mais rígidas apenas para as roupas adultas.
A questão de numeração para calçados é algo à parte, e, para conseguir comprar algo por lá, seja para presente, seja para o filho, o consumidor precisará ter medido o pé da criança com uma régua para ter o parâmetro exato sobre o tamanho, afinal, as numerações de calçados variam de acordo com a marca e o modelo.
Descomplicando as medições dos EUA x BR
Ao saber o valor de cada um dos elementos, é possível realizar a somatória e chegar ao resultado. O valor de 1 inch (polegada) é de aproximadamente 2,54 cm. Portanto, para realizar a conversão desse valor, supondo que estivéssemos convertendo algo de 10 inch, seriam 25,4 centímetros o resultado aproximado.
Logo, sabendo o tamanho da polegada, que é a medição utilizada nas roupas americanas, o brasileiro conseguirá fazer qualquer conversão apenas sabendo o seu número de roupa certo e fazendo a conta convertendo os centímetros em inch.
Com o valor de cada opção em mente, o brasileiro que realizar sua viagem até as terras americanas não terá nenhum problema com compra de roupas, distância a ser percorrida para chegar a locais ou outras questões parecidas que diferem dos costumes brasileiros.
Além dessas numerações, quando o assunto são roupas, também existem outras conversões utilizadas para tamanhos padrões, conforme apresentado a seguir:
- XS = Extra P
- S = P
- M = Médio
- L = G
- XL = Extra G (GG)
- XXL =Extra Extra G (EG)
- XXXL Extra Extra Extra G (EGG).
Agora que já é possível realizar a conversão de medidas entre o Brasil e o EUA de forma simples, resta para os viajantes apenas sair às compras e começar a curtir o máximo possível os shoppings americanos que vendem milhares de coisas intrigantes. Mas lembrar de medir antes e levar as anotações dos valores das medidas americanas como uma espécie de “colinha” para converter na hora e comprar roupas perfeitas se faz necessário.