Comida di Buteco movimenta Araguari com seis participantes
7 mins read

Comida di Buteco movimenta Araguari com seis participantes

A cidade de Araguari está oficialmente no clima do Comida di Buteco 2025, que comemora 25 anos de história, cultura e sabor pelos quatro cantos do Brasil. No Circuito Triângulo, 14 bares de Uberlândia e seis de Araguari representam o melhor da gastronomia de raiz com criatividade, tradição e muita dedicação. Os participantes concorrem ao título de melhor buteco da cidade e, futuramente, ao cobiçado título de “Melhor Buteco do Brasil”.
Entre os seis butecos participantes de Araguari, o único estreante deste ano é o Armazém Simão Gastropub, que já soma oito anos de história na cidade. O proprietário, Augusto Pardo Simão da Costa, celebra com entusiasmo a participação no concurso, que tem movimentado significativamente o bar. Com o petisco “Pão de Chê” — um pão de queijo recheado com picanha Angus e chimichurri —, o fluxo de clientes aumentou. “Nosso bar é pequeno, com apenas 11 mesas, o que faz com que o ticket médio seja mais alto. Para dar conta do movimento, contratei duas pessoas temporárias. Nesta última semana, vimos um giro maior à noite, com muita gente curiosa para conhecer o prato e o espaço. Tem sido uma experiência intensa, de muito trabalho e grande satisfação pessoal”, diz Augusto.
Célia Marques Ribeiro Peixoto, proprietária do Sorvetão Bar, conta que tem um carinho especial pelo petisco que criou: a “Moela Crocante com Salada Sorvetão”. A receita, cheia de afetividade, tem origem familiar. “A moela frita com farinha panko ficou com a cara perfeita de tira-gosto de boteco. Antes dela, servimos uma salada que sempre preparo nas festas da família e que todo mundo adora”, revela. A salada leva alface, milho, bacon, frango desfiado, tomate, maionese e um toque final de batata-palha. “Tem gente que até repete de tanto que gosta. Estou muito feliz com a chegada de novos clientes no meu bar. Se eu ganhar, será maravilhoso, mas a visibilidade que estou tendo já vale a pena. Só tenho a agradecer ao Comida di Buteco”, afirma.
Outro concorrente ao prêmio é Raphael Vinícius Faria, proprietário do Quintal do Rapha, que participa do Comida di Buteco com a “Coxinha Eulália”, uma criação especial em homenagem à organizadora do concurso. “O nome do prato é uma forma de reconhecer o empenho e a dedicação de quem está por trás do evento, que valoriza a cultura dos butecos e impulsiona pequenos negócios. “Quando participo, percebo um aumento significativo no movimento. Muita gente de outras cidades vem conhecer os pratos. É muito gratificante fazer parte desse concurso. No mês da competição, meu crescimento chega a 30%. O Comida di Buteco representa, antes de tudo, um reconhecimento. Ganhar ou não é secundário, o evento dá vida ao bar, deixa o ambiente bonito, cheio de bandeirinhas, os garçons se empolgam. É uma experiência muito boa”, afirma Raphael.
Dois troféus em 2024
Em 2024, Araguari se destacou no Comida di Buteco, conquistando posições de destaque na competição. O Bar do Chapéu, que participa há três anos, garantiu o segundo lugar com a saborosa “Costelinha do Chapéu”, enquanto o Sal e Brasa ficou em terceiro com a criativa “Pipoca de Carne”.
Há 34 anos conquistando a clientela em Araguari, Flávio Guedes Peixoto do Bar do Chapéu, disse que esse ano o concurso está bem competitivo. “Participo tem três anos. Temos pratos muito bons aqui na cidade. Os donos estão bem envolvidos e as pessoas estão vindo experimentar os petiscos. A expectativa está boa, vamos ver se sai alguém de Araguari”, disse.
Débora Freitas, do Bar Sal e Brasa de Araguari, participa do Comida di Buteco há quatro anos e já acumula conquistas importantes: foi terceiro lugar em 2022 e novamente em 2024. Este ano, ela concorre com a “Fraldelícia de Cabotiá”, um bolinho saboroso de  cabotiá e fraldinha recheado com queijo muçarela, acompanhado com molho de pimenta de cheiro da região do Triângulo Mineiro.  “Estamos a todo vapor! Acreditamos que este ano será diferente, porque muita gente abraçou a causa aqui em Araguari: a Prefeitura, influenciadores, amigos, clientes e funcionários. A união tem sido linda. Acho que vem vitória de novo, porque os pratos da cidade estão incríveis”, afirma. Para dar conta do movimento crescente, Débora reforçou a equipe: “Contratamos mais garçons para o Comida di Buteco, porque o fluxo aumenta bastante. A gente precisa estar sempre preparada para receber bem todo mundo”, frisa Freitas.
Quem também chega com força total ao Comida di Buteco é o Trailer do Peixe Gastrobar, que concorre com o criativo prato “Discos de Tilápia”. A receita leva filé de tilápia cortado em cubinhos bem pequenos, recheado com queijo muçarela e acompanhado com molho da casa. Participando pela segunda vez, o proprietário Murilo Soares Pereira está confiante. “Este ano viemos para ganhar. Estamos com a equipe preparada e treinada, o espaço está todo decorado, o petisco está maravilhoso. Estamos prontos para receber o público com tudo”, afirma entusiasmado.
 
Visite, experimente, vote!
Este ano, o concurso tem tema livre e os petiscos têm preço fixo de R$ 35. Mais do que avaliar o prato, o Comida di Buteco consagra a experiência completa: sabor, atendimento, higiene do local e temperatura da bebida. Cada quesito pesa na avaliação, o prato conta com 70% da nota, enquanto os demais critérios valem 10% cada. A votação é dividida igualmente entre jurados especializados e o público, que pode votar após degustar.
Com programação que segue até o final de 4 de maio, o Comida di Buteco é mais do que uma competição, é um concurso de cultura popular, empreendedorismo e sabores afetivos. O resultado da etapa regional será divulgado no dia 20 de maio e o grande vencedor do circuito Triângulo Mineiro representará a região na disputa nacional.
De acordo com Maria Eulália Araújo, fundadora e diretora institucional do Comida di Buteco, mais do que um concurso gastronômico, o Comida di Buteco é uma grande celebração da cultura raiz, da cozinha afetiva, das histórias de família que ganham vida nos balcões dos nossos butecos. “Cada prato servido carrega um pedacinho do Brasil, com seus sabores únicos e suas tradições. Participem dessa jornada com a gente, valorizem os butecos da sua cidade, conheçam os pratos, escutem as histórias por trás de cada receita. Cada voto, cada visita, cada elogio ajuda a fortalecer esse movimento que é feito com muito amor, suor e verdade. Juntos, seguimos firmes no propósito de transformar vidas por meio da cozinha de raiz e manter viva essa cultura tão genuinamente brasileira”, disse.
Informações completas dos pratos podem ser conferidas: https://comidadibuteco.com.br/butecos/triangulo-mineiro/

Deixe uma resposta