
Com o melhor mês da década, janeiro registra recordes na geração de energia solar
Segundo a ABSOLAR, Brasil tem alta na GD de energia em 16 estados e mostra que o mercado ainda está em expansão
A energia solar alcançou diversas marcas importantes nos últimos dois anos no Brasil. De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), 16 estados do país atingiram picos com a geração distribuída (GD) de energia, sendo cerca de 76 municípios chegando a novas potências neste tipo de energia.
Ainda segundo a associação, desde quando essa tecnologia chegou no Brasil, em 2012, não era registrado um número tão alto na GD de luz. Ainda colhendo os frutos de um 2021 e 2022 de crescimento, o país chegou a 13ª colocação no ranking mundial deste setor.
Para Lincon Beraldo, que é especialista em energia solar e CEO da Solar Rocket, que é uma iniciativa de aceleração comercial desta tecnologia no país, os resultados são reflexos de um mercado que é realidade. Para ele, esses números devem crescer porque as empresas estão buscando mais maturidade e fazendo investimentos em capacitação.

“O Brasil é um país com enorme potencial de geração de energia em diversas vertentes e nós fomos agraciados pela solar ser uma delas. Hoje você pode instalar em sua própria casa um equipamento de geração e, mesmo em uma região mais fria, temos dias ensolarados suficientes para gerar energia com muita eficiência”, explica.
Por ser econômico, podendo reduzir em até 95% o valor da conta de luz, a energia solar também pode ser instalada em residências, comércios e indústrias. Dessa forma, esse mercado é importante para gerar negócios e potencializar estratégias mais eficazes na geração de energia.
“Os resultados extraordinários passados não garantem resultados futuros, porém, o crescimento do mercado aconteceu e temos projetado um crescimento ainda maior. Existe todo um otimismo e uma clara evolução no setor que permite afirmar isso”, revela Lincon.
Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a matriz fotovoltaica (energia solar) conseguiu incrementar na matriz energética brasileira mais de 364,1 MW no último ano. Com mais modernização, é perceptível que as empresas vêm entendendo e conseguindo explorar cada vez mais oportunidades para garantir uma geração limpa e de redução de custos a médio prazo.