O prefeito Paulo Sérgio está em Brasília (DF), onde participou do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas nesta terça-feira (11). O chefe do Executivo municipal representou Uberlândia na reunião com demais gestores municipais eleitos para o mandato em exercício (2025-2028). O objetivo do evento foi aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios para facilitar o acesso a informações essenciais, ferramentas e recursos voltados aos novos gestores. Organizado pelo governo federal, o encontro, que também visa a troca de experiências entre os prefeitos a fim de conhecer um pouco mais a realidade de cada região, acontece até a próxima quinta (13).
“Estar em Brasília (DF) nesse momento é importante para conhecer os programas do governo federal para atender os municípios nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, bem como a forma de acessar esses programas disponíveis. Há, ainda, a presença de estandes de todos os ministérios da União, com profissionais qualificados e aptos a apresentar os detalhes dos projetos inerentes a cada pasta. Está sendo muito proveitoso. Espero que a gente possa aplicar efetivamente em nossa cidade algumas das ideias apresentadas para melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.
![](https://i0.wp.com/www.uberlandia.mg.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/Governo-Prefeito-participacao-Encontro-Nacional-de-Prefeitos-e-Prefeitas-2.jpg-768x1024.jpeg?resize=696%2C928&ssl=1)
Encontro
O prefeito Paulo Sérgio participou da abertura do encontro, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros. O Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas reúne mais de 170 atividades simultâneas com informações sobre diretrizes e orientações sobre os programas do governo federal e recursos disponíveis; informações técnicas, administrativas e financeiras sobre os municípios; debates sobre o enfrentamento de questões climáticas e eventos extremos; direitos humanos, cidadania e gestão local; políticas de integração e desenvolvimento regional, segurança pública; e transição energética.
Entre as atrações do evento também estão previstas discussões sobre o relacionamento institucional das prefeituras com ministérios e outros órgãos governamentais, o pacto federativo e a gestão municipal.