Publicidade

‘O DESENHO DAS COISAS DO MUNDO’ é uma criação coletiva de 300 crianças de Uberlândia.

Os próximos dias serão intensos, cheios de cantoria e alegria, no estúdio mais encantador de Araguari. E tudo isso porque chegou a hora de eternizar, em forma de disco, o trabalho – ou seria a brincadeira? – que vem sendo realizada desde o ano passado com centenas de crianças do projeto Manutenção EMCANTAR.

Para o participante, Kaiky Morais, de 14 anos, gravar um disco é uma novidade e tanto. “Kaiky está achando tudo interessante e inovador. Ele gosta muito das dinâmicas que acontecem no decorrer do projeto e agora gravar um disco é a possibilidade de mostrar sua capacidade de compor e cantar, se mostrando através da música. Eu, como mãe, gosto muito, porque é uma forma de atrair as crianças para o bem. É uma forma de entreter as crianças e mostrar que tem coisas boas no mundo”, comenta Renata Batista, mãe do garoto participante do projeto na CCAU Canaã, em Uberlândia.

O DESENHO DAS COISAS DO MUNDO ‘O Desenho das Coisas do Mundo’ é o título do novo álbum que está sendo produzido pelo EMCANTAR, cuja trajetória já completou 27 anos e também começou assim: com crianças e cantoria!

Hoje, a Cia Cultural EMCANTAR, que se divide entre Grupo Artístico e EMCANTAR Social, multiplica-se em inúmeros projetos cujo propósito é transformar vidas através da arte. “O novo disco retrata um espelhamento histórico da nossa trajetória, sendo o nosso legado tudo aquilo que é aprendizado e beleza compartilhados com crianças, jovens, educadores e sociedade”, diz Marco Aurélio Querubim, fundador e diretor do EMCANTAR.

Para chegar até este momento tão importante, a jornada do novo disco começou em setembro de 2023 com dez turmas de crianças que frequentam três instituições parceiras do EMCANTAR em Uberlândia: CCAU (Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia), Lar Espírita Maria Lobato, e SOS Família – Unidade Planalto.

Ali, semanalmente, cerca de 300 crianças brincam e vivenciam a arte numa perspectiva de descobertas dos seus potenciais, além do desenvolvimento de habilidades como expressão e comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas, auto-gestão e diversas outras tão necessárias na vida e no mundo do trabalho. Diversas linguagens são apresentadas a elas, em especial a música, com atividades de apreciação, escuta, ampliação de repertório e criação de letras para canções.

Essa última se intensificou com o workshop realizado pelo fundador do EMCANTAR e seu parceiro Enzo Banzo, resultando nas dez canções que já foram apresentadas uma vez ao público no final de 2023 e que, agora, serão gravadas em disco.

‘O Desenho das Coisas do Mundo’ inclui temáticas do universo infantil, como brincadeira, contemplação, fantasia, mas também assuntos sérios, como responsabilidade social e ambiental, que perpassam toda a trajetória do EMCANTAR.

SOBRE O INSTITUTO ALGAR
As oficinas, workshop e gravação do disco ‘O DESENHO DAS COISAS DO MUNDO’ fazem parte do projeto Manutenção realizado pelo EMCANTAR por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais com patrocínio do Instituto Algar através do Programa Transforma.

O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.

SERVIÇO:

  • GRAVAÇÃO DO DISCO ‘O DESENHO DAS COISAS DO MUNDO’
  • DE 25 DE MARÇO A 04 DE ABRIL DE 2024
  • ONDE: ESTÚDIO EMCANTAR (Av. do Contorno, 2421 – Araguari/ MG)

Deixe uma resposta