
Campeonato Mineiro fomenta cadeia produtiva do estado
Por meio do patrocínio do Sicoob, competição movimenta economia na capital e no interior; Patrocinense é a representante do triângulo nas quartas de final
O Campeonato Mineiro Sicoob, competição mais importante do futebol estadual, reúne as melhores equipes profissionais do interior e da capital. Organizado pela Federação Mineira de Futebol, o Mineiro está, hoje, em sua 105ª edição. Mais do que uma disputa, o campeonato é responsável por gerar empregos e movimentar as economias locais, fomentando a cadeia produtiva no estado.
Em dias de jogos no Mineirão, por exemplo, são gerados aproximadamente 1.600 postos de trabalho, entre profissionais de bares, ambulantes, brigadistas, seguranças patrimoniais, etc. Se as partidas do campeonato já movimentam a capital, é no interior onde os torcedores fazem a festa.
O palco do futebol em Patrocínio é o Estádio Pedro Alves do Nascimento, que vem recebendo bom público nesse ano. Durante a primeira fase do Mineiro, o estádio recebeu mais de 13 mil pessoas, entre moradores de Patrocínio e torcedores de outras cidades, que pegaram a estrada para acompanhar o torneio. Só na partida entre Patrocinense e Atlético, no dia 9 de março, cerca de 3.700 torcedores foram ao campo para ver o embate entre Galo e Águia.
Mais uma vez, o Patrocinense está classificado para as quartas de final do Mineiro, sendo, assim, o único representante do Triângulo na fase final da competição. O adversário da vez é o Cruzeiro, no próximo sábado, dia 23 de março, em Belo Horizonte.
Parceria – Pelo terceiro ano consecutivo, o Sicoob Central Cecremg e o Sicoob Central Crediminas são os patrocinadores oficiais do Campeonato Mineiro. A maior competição entre clubes do estado teve início em 20 de janeiro e termina no dia 21 de abril de 2019, contando com a parceria entre a Federação Mineira de Futebol e seus patrocinadores para sua realização.
O Campeonato Mineiro é organizado pela Federação Mineira de Futebol e as cotas de patrocínio são essenciais para auxiliar a corporação a fazer um torneio ainda melhor. É o que afirma Felipe Rajao, superintendente-administrativo da federação. De acordo com ele, a competição não conta com nenhum tipo de apoio financeiro do poder público, o que ressalta a importância da iniciativa privada no incentivo ao esporte.
Sobre o patrocínio do Sicoob, ressalta: “O papel da FMF é fomentar o futebol em todas as categorias, e a parceria com o Sicoob tende a alcançar um maior número de pessoas para que possamos fomentar o esporte ainda mais em Minas.” O dinheiro do patrocínio, assim como todos os outros recursos da federação, é utilizado para o incentivo ao futebol mineiro através de uma série de iniciativas.
O presidente do Conselho de Administração da Crediminas, Geraldo Souza Ribeiro Filho, destacou a importância dessa parceria: “Patrocinar o Campeonato Mineiro de Futebol é um privilégio e nos dá muito orgulho, sobretudo, por ver a nossa marca divulgada em todo o estado. Esta visibilidade passou a ser ainda mais interessante em grandes cidades e na capital, pois no interior já somos muito conhecidos, além de reconhecidos”.
Quem também destacou o sucesso da ação conjunta foi o presidente do Sicoob Central Cecremge, Luiz Gonzaga Viana Lage. “Um dos princípios do cooperativismo é andar lado a lado com a comunidade da qual faz parte, e o futebol está em todos os cantos de Minas Gerais, assim como o Sicoob, e mobiliza milhares de pessoas”, finalizou. Em âmbito nacional, o Sicoob também patrocina o jogador Falcão, eleito por duas vezes pela FIFA como o melhor jogador de futsal do mundo; o piloto de stock car Diego Nunes; e no futebol, as equipes do Goiás, Chapecoense e Botafogo de Ribeirão Preto.