A Câmara Municipal realizou sessão especial de posse durante a primeira reunião ordinária do ano legislativo realizada no dia 02 de fevereiro de 2023, em horário regimental. A sessão especial foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Zezinho Mendonça (PP) para dar posse aos suplentes Igino Marcos da Mata de Oliveira (PT) e Gilberto Rezende Sobrinho (Patriota) em substituição à vereadora Dandara (PT) eleita deputada federal e, Cristiano Caporezzo (PL) eleito deputado estadual, que renunciaram a seus mandatos. A sessão contou com a presença de autoridades civis e militares, agentes políticos e familiares dos empossados.
A vereadora Liza Prado (Patriota) 2º secretária fez a leitura do termo de compromisso, repetido pelos vereadores empossados, que prometeram manter, defender e cumprir as constituições da República, do Estado de Minas Gerais, a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem geral do povo uberlandense e exercerem seus mandatos sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra; o que foi prometido.
No ato da posse os suplentes de vereadores apresentaram Ata Geral das Eleições, expedida pelo Tribunal Regional Eleitora de Minas Gerais no dia 16 de dezembro de 2020, e a declaração de bens prevista pelo artigo 226 da Lei Orgânica Municipal. Foi lavrado o termo de posse que lido e achado conforme foi assinado pelo presidente vereador Zezinho Mendonça, pelos empossados vereadores IginoMarcos e Gilberto Rezende e subscrito pela 2º secretária vereadora Liza Prado.
O vereador Igino Marcos tem 50 anos, nascido em São Paulo, 4 irmãos, mudou-se para Uberlândia aos 19 anos, advogado formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) especialista em Direito Notarial e Registral, de 2012 a 2016 foi delegado do Ministério do Desenvolvimento representando o ministro de Estado de Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais articulando políticas públicas para a agricultura familiar e reforma agrária, participou da conquista de moradia digna para mais de 15 mil famílias em pelo menos 50 assentamentos de 12 cidades da região e de regularização fundiária que evitou a remoção forçada de mais de 180 mil pessoas na cidade. Nas eleições municipais de 2020 obteve 2.853 votos ficando como primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores (PT) e hoje empossado.
O vereador Gilberto Rezende tem 55 anos, natural de Araguari (MG), mudou-se para Uberlândia em 1979 e em 1983 fixou residência no bairro Luizote de Freitas, casado e pai de 2 filhas e um filho, líder comunitário presidente da Associação de Moradores do Bairro Luizote de Freitas, gestor ambiental, capelão, ministro religioso das religiões de matriz africana, juiz de paz e diplomado pela Escola Superior de Guerra (Adesg), participou em Missões de Paz da ONU em África e Portugal, do Legislativo Estadual recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo e da Câmara Municipal o Título de Cidadão Honorário em 2015 e a Comenda Zumbi dos Palmares. Nas eleições municipais de 2020 obteve 1.468 votos ficando na segunda suplência do Partido Patriota e hoje empossado.
Departamento de Comunicação (Eithel Lobianco Junior)