Publicidade

A Câmara Municipal realizou sessão especial de posse durante a primeira reunião ordinária do ano legislativo realizada no dia 02 de fevereiro de 2023, em horário regimental. A sessão especial foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Zezinho Mendonça (PP) para dar posse aos suplentes Igino Marcos da Mata de Oliveira (PT) e Gilberto Rezende Sobrinho (Patriota) em substituição à vereadora Dandara (PT) eleita deputada federal e, Cristiano Caporezzo (PL) eleito deputado estadual, que renunciaram a seus mandatos. A sessão contou com a presença de autoridades civis e militares, agentes políticos e familiares dos empossados.

​A vereadora Liza Prado (Patriota) 2º secretária fez a leitura do termo de compromisso, repetido pelos vereadores empossados, que prometeram manter, defender e cumprir as constituições da República, do Estado de Minas Gerais, a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem geral do povo uberlandense e exercerem seus mandatos sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra; o que foi prometido.

 ​No ato da posse os suplentes de vereadores apresentaram  Ata Geral das Eleições, expedida pelo Tribunal Regional Eleitora de Minas Gerais no dia 16 de dezembro de 2020, e a declaração de bens prevista pelo artigo 226 da Lei Orgânica Municipal. Foi lavrado o termo de posse que lido e achado conforme foi assinado pelo presidente vereador Zezinho Mendonça, pelos empossados vereadores IginoMarcos e Gilberto Rezende e subscrito pela 2º secretária vereadora Liza Prado.

​O vereador Igino Marcos tem 50 anos, nascido em São Paulo, 4 irmãos, mudou-se para Uberlândia aos 19 anos, advogado formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) especialista em Direito Notarial e Registral, de 2012 a 2016 foi delegado do Ministério do Desenvolvimento representando o ministro de Estado de Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais articulando políticas públicas para a agricultura familiar e reforma agrária, participou da conquista de moradia digna para mais de 15 mil famílias em pelo menos 50 assentamentos de 12 cidades da região e de regularização fundiária que evitou a remoção forçada de mais de 180 mil pessoas na cidade. Nas eleições municipais de 2020 obteve 2.853 votos ficando como primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores (PT) e hoje empossado.

​O vereador Gilberto Rezende tem 55 anos, natural de Araguari (MG), mudou-se para Uberlândia em 1979 e em 1983 fixou residência no bairro Luizote de Freitas, casado e pai de 2 filhas e um filho, líder comunitário presidente da Associação de Moradores do Bairro Luizote de Freitas, gestor ambiental, capelão, ministro religioso das religiões de matriz africana, juiz de paz e diplomado pela Escola Superior de Guerra (Adesg), participou em Missões de Paz da ONU em África e Portugal, do Legislativo Estadual recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo e da Câmara Municipal o Título de Cidadão Honorário em 2015 e a Comenda Zumbi dos Palmares. Nas eleições municipais de 2020 obteve 1.468 votos ficando na segunda suplência do Partido Patriota e hoje empossado.

Departamento de Comunicação  (Eithel Lobianco Junior)

Deixe uma resposta