
Cachorro triste: entenda quais as possíveis causas
Não importa se o seu pet é um Chow-chow ou shitzu. Independente da raça, assim como os seres humanos, eles também têm períodos de tristeza. No entanto, grande parte dos tutores têm dificuldades para identificar os sinais que apontam esses momentos turbulentos. Pensando nisso, conheça agora quais são os principais sintomas e como resolvê-los.
Se o seu cachorro está mais quietinho e aparentando estar triste, é recomendado que você fique atento à saúde do pet.
Algumas doenças podem estar associadas a esse desânimo do animal. Portanto, observe o cachorro se não há outros sinais.
Caso não tenha nenhum dos sinais que vamos citar abaixo, é recomendado que você leve o cãozinho para uma consulta com o veterinário para então verificar o que está acontecendo com o seu melhor amigo.
Ansiedade de separação
Se o seu cachorro está ficando muito tempo sozinho e aparentando estar triste, ele pode estar com ansiedade de separação.
Isso é muito comum de acontecer quando o cãozinho é apegado ao seu dono. Eles geralmente começam a dar sinais de mau comportamento, latir e roer os móveis.
Tudo isso acontece para chamar a atenção de seu tutor. Com o tempo, o cachorro pode ficar mais triste e acabar desenvolvendo uma depressão.
Por isso, é importante ficar atento aos sinais que o cão apresenta para então tentar resolver o problema o quanto antes. Além disso, é importante que o dono dê atenção e carinho ao pet sempre que estiver presente.
Brigas com o cachorro
Os cachorros às vezes são como as crianças. Se você brigar ou gritar com eles, provavelmente, ele ficará triste e buscará um lugar para se acomodar bem distante.
O ideal é nunca gritar com o cãozinho. Quando ele fizer algo de errado, tente chamar atenção do pet sem se exaltar.
Mudanças repentinas
Qualquer mudança pode afetar as emoções do cachorro, seja a saída de um membro da família, a chegada de um bebê ou de outro animal.
Diferente do que muitas pessoas pensam, os animais sentem tudo. Quando a família muda de casa, o cão pode ficar triste, sentindo falta do ambiente que já estava acostumado a viver antigamente.
Isso também acontece quando a família ganha um bebê. O pet está se acostumando a receber toda a atenção e, de repente, tem que dividir a atenção e os carinhos com um ser que acabou de chegar.
A boa notícia é que a situação costuma melhorar com o passar dos dias. O cachorro vai se acostumando com a nova realidade e logo volta a ficar feliz novamente. Porém, se você perceber que isso não está acontecendo, é recomendado redobrar a atenção.
Morte de algum familiar
Como já falamos acima, os cachorros sentem tudo. É muito normal eles ficarem tristes quando alguém da família morre.
Se a pessoa for o tutor do cachorro, ele se sentirá ainda mais triste. Por isso, é importante que os membros da família se esforcem para dar ainda mais atenção e carinho para o pet.
Uma forma interessante de lidar com esse problema é contando com o apoio de soluções, como o Longevi, produto da Petvi. Ele ajuda no controle do estresse e da ansiedade de separação e oferece níveis controlados de energia, com menos agitação e mais disposição. O suplemento contém todos os ingredientes necessários para deixar o seu melhor amigo feliz.
Após descobrir quais são as principais causas do cachorro estar triste, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes que influenciam na saúde do seu pet.