O presidente  Jair Bolsonaro (PL) fez pronunciamento no Palácio da Alvorada, em Brasília, na tarde desta terça-feira (1), após derrota nas urnas no último domingo (30) para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi a primeira aparição e comentário em público do presidente derrotado 44 horas após o anúncio do resultado do segundo turno das eleições.

O pronunciamento do chefe do Executivo durou exatamente dois minutos, e foi seguido por uma declaração ainda mais curta de seu ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP). Ao subordinado, coube a missão de anunciar a abertura da transição junto à equipe do petista, chamado por ele de “presidente Lula”.

Bolsonaro abriu o discurso agradecendo aos 58 milhões de votos recebidos e, em seguida, sem mencionar a derrota nas urnas, recriminou as manifestações de caminhoneiros que, desde a confirmação do resultado da eleição, vêm bloqueando estradas em centenas de pontos do país.

Na sequência, o ministro Ciro Nogueira (PP), dizendo ter “autorização” de Bolsonaro, se referiu a Lula como “presidente” e disse que a transição de governo começará nos próximos dias. O presidente Jair Bolsonaro (PL) se dirigiu ao Supremo Tribunal Federal (STF) logo depois de fazer o seu primeiro pronunciamento.

Deixe uma resposta