
Beatles e Shakespeare embalam Branca de Neve no Municipal neste fim de semana
Espetáculo infanto-juvenil aborda temáticas atuais em releitura da tradicional história dos Irmãos Grimm. Haverá sessões para público geral e exclusivas para escolas.
Um grande clássico infantil, que promete agradar crianças e adultos, será apresentado neste fim de semana em Uberlândia. A história da Branca de Neve chega repaginada ao Municipal, com trilha sonora dos Beatles e trechos do grande dramaturgo Willian Shakespeare.
Segundo o diretor do espetáculo, Leandro Mariz, a mistura do conto dos irmãos Grimm com Beatles e Shakespeare aconteceu de forma natural. “Por se tratar de uma história que fala sobre o amor, nada mais justo que retratar o conto de Branca de Neve com inserções de Romeu e Julieta e canções tão conhecidas até hoje do quarteto de Liverpool, que caem como uma luva em cada cena elaborada junto com os atores”, conta Mariz.
Ainda de acordo com o diretor, a releitura traz assuntos relevantes para o público, modificando a personalidade da Branca de Neve. “Por se tratar de uma história escrita há 200 anos, tivemos a preocupação de incluir na dramaturgia assuntos relevantes para os dias atuais. Atos de maldade e inveja, executados pela personagem da Rainha Madrasta, trazem às cenas consequências da disputa pelo poder”, exemplifica Mariz.
Nesta versão de Branca de Neve, não há princesinha inocente. “Temos uma representatividade de uma mulher forte que corre atrás dos seus objetivos, sem depender da figura do príncipe encantado, para resolver questões relacionadas às injustiças que a Rainha comete ao povo de seu reino”, adianta o diretor.
Sessões exclusivas para escolas
Na sexta feira (15), acontecem duas sessões do espetáculo exclusivas para escolas. Qualquer instituição de ensino, seja municipal, estadual ou particular, pode participar. É necessário fazer agendamento com o produtor local da peça, André Mello, pelo telefone (34) 99313-0099. “É importante que os coordenadores e diretores não deixem o agendamento para última hora, pois o teatro tem vagas limitadas”, ressalta André.
Ao ser questionado sobre a importância das escolas participarem, o diretor Leandro Mariz diz que a função principal do teatro é levantar questionamentos. “Por se tratar de um espetáculo para crianças, achamos importante intensificar este exercício na busca pela formação de opiniões e inserção desta cultura, que é a comunicação direta com o público e que nos leva a discussões necessárias de forma democrática”, expressa Mariz.