Today segunda-feira, 17th novembro 2025
Imprensa e Mídia

Notícias de Uberlândia, Brasil e Mundo

Atletas do Amador de Uberlândia participarão da Olimpíada Universitária da UFU 2025

Atletas do Amador de Uberlândia participarão da Olimpíada Universitária da UFU 2025

Treinador e quatro jogadores do Guarani dividem a disputa do Campeonato Amador com a Olimpíada Universitária da UFU

Com o Campeonato Amador de Uberlândia em andamento, alguns atletas terão uma maratona dupla, dividindo-se entre uma segunda competição: a Olimpíada Universitária da Universidade Federal de Uberlândia. É o caso da Sociedade Esportiva Guarani, que conta com quatro jogadores inscritos também na Olimpíada: André Dias de Mesquita, Guilherme Machado de Moraes, Rodrigo Tárrega Martins Júnior e Guilherme Augusto Martins Borges.

Aos 23 anos, Guilherme Augusto é estudante de Engenharia Mecânica na UFU e atleta da Associação Atlética Acadêmica Engenharia desde 2022. Ele começou no futebol aos 5 anos, incentivado pelos pais, em uma escolinha da cidade. Após a mudança da família para Belo Horizonte, capital mineira, continuou no esporte e disputou competições por clubes como o Riachinho Esporte Clube e o Cruzeiro na categoria Sub-15.

Conhecido como “Brinquedo”, ao explicar as diferenças entre as duas modalidades, ele comenta que o futebol amador da cidade é valorizado e reúne vários craques, incluindo ex-profissionais que buscam entrar em equipes tradicionais, como no caso do Guarani, time no qual joga hoje. Para o atleta, o nível técnico e tático do amador é diferente do universitário, mas reconhece a qualidade dos jogadores que jogam pelas atléticas.“O nível universitário também é muito bom, ele é muito valorizado. É muito bom de jogar, mas eu acho que cada vez mais vai evoluindo” destacou o atleta ao falar sobre as diferenças dos jogadores em campo.

Guilherme Augusto “Brinquedo” no treino da Engenharia UFU no dia 12 de agosto | Foto: Protagoniza

O jovem ainda comenta  que o fato de jogar na Engenharia acaba suprindo o sonho dos jogadores que desejavam uma carreira profissional. “Futebol universitário, para mim, é uma paixão. Porque para quem teve o sonho de ser jogador de futebol, isso aqui é maravilhoso. Poder viajar com a faculdade, poder disputar campeonatos, a própria Olimpíada”, finalizou. Apesar de ser jogador amador e não seguir o profissional, o estudante tem uma paixão pelo esporte mesmo com as dificuldades “O futebol sempre fez parte da minha vida, sempre”, relembra.

Responsável por treinar a equipe da Engenharia e o Guarani, o treinador Deca, destaca que os atletas universitários conseguem bons resultados dentro de campo, e ressalta as diferenças entre eles. “Sempre falo para eles, nas preleções, que eles não podem esquecer o vínculo deles para estudar, se formar futuros profissionais. Lá no amador, são ex-profissionais, né? O jogador está querendo ser profissional”, comenta o treinador ao falar sobre as categorias no futebol.

Atual 17° colocado na classificação geral, o Guarani enfrenta o Aurora neste domingo, 24, às 10h no Poli Patrimônio. Com três pontos conquistados em quinze em disputa, o Guarani precisa vencer a partida para se distanciar da zona de rebaixamento. Enquanto isso, o time de futebol de campo da Atlética Engenharia segue sua preparação semanalmente para estrear na Olimpíada no último fim de semana de agosto. Devido ao título em 2024, a “Charanga” já está nas quartas de final e aguarda o vencedor do confronto entre Atlética do Direito e Atlética Computação.

Aldair dos Santos

Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Leia também x