A partida é uma espécie de final para os clubes que lutam para seguir na elite e evitar a queda à Série B
Athletico-PR e Red Bull Bragantino se enfrentam em um duelo direto pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira, 5 de dezembro, às 20h, na Ligga Arena, em Curitiba. A 37ª rodada do torneio traz um confronto decisivo para as duas equipes, que buscam evitar o rebaixamento à Série B.
Athletico-PR tem chance de garantir a permanência
Com 42 pontos, o Athletico-PR está em boa fase e pode garantir sua permanência na Série A se vencer o Bragantino. Com a vitória, o time rubro-negro não dependeria de nenhum outro resultado para se manter na elite do futebol brasileiro. Sob o comando do técnico Lucho González, o Athletico vem embalado por uma sequência de três jogos invicto e vive seu melhor momento na temporada.
A recuperação da equipe paranaense nesta reta final está fortemente ligada aos bons resultados conquistados em casa, onde o Furacão tem contado com o apoio da torcida. Nas últimas rodadas, o time venceu o Atlético-MG (1 a 0) e o Atlético-GO (2 a 0), além de empatar em 1 a 1 contra o Fluminense.
Red Bull Bragantino tenta reverter jejum de vitórias
Já o Red Bull Bragantino, que soma 38 pontos, chega à partida com um longo jejum de 12 jogos sem vitória. A situação do time paulista é delicada, pois uma derrota pode selar sua queda para a Série B, sendo a primeira vez na história da franquia Red Bull no Brasil. O Bragantino precisa do triunfo para manter as esperanças de permanência e evitar o rebaixamento.
No retrospecto geral entre as duas equipes, o Athletico leva vantagem, com oito vitórias, cinco empates e seis derrotas. Em casa, o Furacão se manteve invicto contra o time paulista, que perdeu a única vez na Ligga Arena em 1991, quando ainda se chamava Bragantino.
Desfalques e apostas nas equipes
Para o Athletico, o principal desfalque será o goleiro Léo Linck, suspenso. Mycael será o responsável por defender a meta do Furacão. No meio-campo, o técnico Lucho González ainda tem uma dúvida entre João Cruz e Zapelli. Outro jogador fora de combate é Christian, que está em processo de recuperação de uma lesão na coxa e tem contrato fechado com o Cruzeiro.
Lucho González, no entanto, não aponta titulares absolutos e explica que a escolha do time titular é baseada no desempenho durante a semana de treino. O treinador destacou ainda que a solidez defensiva foi um ponto positivo da equipe, que, segundo ele, está se ajustando para garantir a permanência na Série A.
A esperança do Bragantino e a aposta em Eduardo Sasha
Por outro lado, o Red Bull Bragantino continua com uma extensa lista de desfalques, que inclui o lateral Nathan, o zagueiro Eduardo, o meia Eric Ramires, e os atacantes Thiago Borbas e Gustavo Neves. Sem suspensos, o treinador Fernando Seabra deve manter a formação das últimas rodadas. A grande esperança do time para este confronto está em Eduardo Sasha, o artilheiro do time na temporada com 12 gols e quatro assistências.
Sasha, junto com o elenco, acredita que ainda é possível escapar do rebaixamento, e a palavra de ordem no grupo é “acreditar” até o último momento. O zagueiro Lucas Cunha reforçou esse sentimento, afirmando que a equipe seguirá lutando até o final para garantir a permanência na elite do futebol brasileiro.
Ficha Técnica
ATHLETICO-PR X RED BULL BRAGANTINO
ATHLETICO-PR – Mycael; Léo Godoy, Thiago Heleno, Belezi e Esquivel; Erick, Felipinho, Nikão e Zapelli; Cuello e Pablo.
Técnico: Lucho González.
RED BULL BRAGANTINO – Cleiton; André Hurtado, Lucas Cunha, Pedro Henrique e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes, Lucas Evangelista, Lincoln e Jhon Jhon; Eduardo Sasha e Vinicinho.
Técnico: Fernando Seabra.
ÁRBITRO – Rodrigo José Pereira de Lima (PE).
HORÁRIO – 20h.
LOCAL – Ligga Arena, em Curitiba (PR).