Por Lucas Barbosa
A cantora paulista Ana Cañas sobe no palco do Teatro Municipal de Uberlândia nesta sexta-feira (19), às 20h. A cantora celebra a discografia do compositor cearense Belchior, falecido em 2017, com 14 canções – entre elas ‘Sujeito de Sorte’, ‘Coração Selvagem’ e ‘Como Nossos Pais’. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.baladapp.com.br.
A turnê é resultado, além da sua admiração pelo artista, de uma live despretensiosa, gravada em casa durante a pandemia, quando Cañas e equipe passavam por dificuldades financeiras. Em 2021, após o sucesso do show online, foi gravado o DVD ao vivo “Ana Cañas canta Belchior” com 17 canções, show este que vem sendo apresentado em todo o país. Foram mais de 100 apresentações por todo Brasil. Em 2022, o projeto levou o prêmio de “Melhor Show do Ano” pela APCA.
O álbum conta com uma canção inédita chamada ‘Um Rolê no Céu’, de Belchior com o também cearense Graco, composta em 1987 e entregue a Ana pelos dois filhos do músico com Ângela, com quem foi casado por cerca de 30 anos.
Nascido no Ceará, em 1946, Antônio Carlos Belchior faleceu em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, em 2017, em um exílio autoimposto. Antes, porém, Belchior chegou a passar fome em São Paulo, como narra na letra de “Fotografia 3×4”, e provocou debate ao questionar o tropicalismo de Caetano Veloso, como também fizera em “Apenas um rapaz latino-americano”.
Ana Cañas estreou em 2007 no cenário musical brasileiro com o lançamento do álbum Amor e Caos (Sony Music), que traz as primeiras composições autorais de Ana e uma versão para a canção “Coração Vagabundo”, de Caetano Veloso, que integrou a trilha sonora da novela Beleza Pura, da Rede Globo. O álbum de estreia foi muito elogiado pela crítica especializada, considerando Ana a grande revelação musical do ano. Em 2008, participou da edição do programa Som Brasil Cazuza, exibido pela mesma emissora e concorreu ao Prêmio Multishow 2008, na categoria “Revelação”.