A pandemia se espalhou pelo mundo e, para conter a disseminação do vírus, uma das principais medidas é o isolamento social, ou seja, as pessoas devem ficar em casa a maior parte do tempo possível. No entanto, o isolamento pode causar algumas consequências negativas na saúde mental, porque as pessoas podem se sentir sozinhas ou mais ansiosas do que o normal. Para quem já sofre de um transtorno mental, o confinamento pode facilitar o agravamento do quadro.
Segundo Jefferson Boaventura, psicanalista e atuante no enfrentamento na assistência na área da saúde há 15 anos,relata que há uma série de medidas que podem ser tomadas diariamente para que o idoso não venha sofrer com a depressão aguda durante essa fase como:
Compreender a Tecnologia –Ferramenta essencial para o momento para uma interação momentânea com idoso entre chama de vídeo e ligações telefônicas familiares.
Rodízio Familiar -Esta ideia e manter o contato com idoso diariamente para não se sentir isolado socialmente na família.
Exercer Terapia Ocupacional- Ativar sua imaginação com objetivo de preencher seu tempo com jogos de palavras cruzadas,leitura,receitar ,bordar.
Escrever- Escrever diariamente seu sentimento para deixaram para próximas gerações e se sentir protagonista da historia escrita.
Espiritualidade- Se conectar com sua fé,crença e valores neste momento é essencial para saúde mental do idoso e da família .
Neste cenário Mundial que estamos passando a construção de novas rotinas e informações positivas ao idoso são fermentas essências para manutenção de sua qualidade de vida.