8 dicas para solas e costuras bem cuidadas
5 mins read

8 dicas para solas e costuras bem cuidadas

São os heróis indispensáveis ​​que dão estabilidade aos nossos sapatos. Mas as solas e as costuras costumam ser esquecidas ao cuidar delas. O resultado: sapatos furados ou quebrados.

Quando compramos sapatos novos, prestamos primeiro atenção ao design e ao material da parte superior. Mesmo ao cuidar de seus novos favoritos, a maioria deles se concentra na parte superior do sapato. Devemos olhar também para as solas e as costuras, pois contribuem muito para o conforto.

Elemento de conexão: costuras

Existem agora muitos modelos de calçado em que a parte superior e as solas são coladas. Mas com sapatos masculinos de couro clássicos, as partes individuais do cano, bem como o material da parte superior e a sola são costurados. 

Os fios sintéticos feitos de poliéster e poliamida são usados ​​principalmente para isso. Sapatos que têm que resistir muito, como botas de caminhada e tênis de skate, têm costuras reforçadas em áreas vulneráveis.

Cuidado com as costuras dos sapatos

1. Escova especial para limpeza

Mesmo que sejam tratadas durante a limpeza e impregnação do material da parte superior, as costuras precisam de atenção redobrada. Limpe as costuras com o lado com cerdas estreitas da escova crepe. Com este tratamento você pode atingir todas as áreas de forma ideal.

2. Impregnação localizada

Com sprays, é importante pulverizar uniformemente a uma distância de 30 cm , mas isso não é preciso o suficiente para costuras. Impregnar mais especificamente: o couro gel é portanto indicado para aplicação seletiva em costuras, pois é bem absorvido pelo material e também cuida do couro.

3. Preste atenção às diferenças de cor

Se seus sapatos têm costuras claras em couro mais escuro, você deve tratar as costuras com um produto de cuidado incolor para manter esse destaque de cor.  O couro gel também é adequado para isso.

4. Calçadeiras protegem as costuras

E você também pode proteger as costuras colocando-as e tirando-as corretamente. Portanto, não basta calçar os sapatos, use uma calçadeira.

A sola em várias camadas

Não só as costuras dão estabilidade ao calçado, mas também as solas. Quando se trata de sola de sapato, a maioria das pessoas pensa na sola. A sola é composta por várias camadas que têm funções diferentes:

  • Forro: O forro da sola que se vê no sapato;
  • Palmilha: A palmilha que liga o cano e a sola;
  • Sola: A sola que mantém o sapato seco e protege os pés.

Aparência limpa com palmilha nova

1. Limpe também o interior do calçado

Quase nenhuma parte do calçado entra em contato com mais suor do que a palmilha, por isso deve ser limpo regularmente. Aliás, a palmilha tem principalmente uma função estética e assenta na própria palmilha. 

Isso não só contribui significativamente para o conforto, mas também para um bom clima do calçado. Se o material não for respirável, ele se aquece no calçado. Resultado: pés suados e cheiros desagradáveis.

Alguns produtos garantem uma fragrância agradável ao se ligar a moléculas causadoras de odores. Se você quiser limpar a parte interna do sapato de maneira adequada. Palmilhas substituíveis também garantem higiene e conforto adicionais.

É assim que solas ficam limpas

1. Sapatos limpos precisam de solas limpas

A sola não é apenas tensionada por estresse mecânico, mas também é afetada pela umidade e sujeira da rua. No caso de solas com perfil, as pequenas pedras emperradas não só incomodam, como também danificam a sola. Você pode removê- los com uma escova. Você pode então limpar as solas com água.

A parte da sola que pode ser vista de lado – os fãs de tênis chamam de entressola – você deve prestar atenção especial ao limpar. Para que solas brancas e solas de crepe feitas de borracha natural voltem a ficar leves, limpe-as com um creme de limpeza.

2. Limpe as solas de couro que não escorregam

As solas de couro são mais robustas do que alguns imaginam. São ainda mais estáveis ​​dimensionalmente e mais fáceis de consertar do que as solas de borracha. Eles também pontuam com melhor respirabilidade e bom conforto ao caminhar.

E com os devidos cuidados, também permanecerão repelentes à água. Muitas pessoas usam óleo de sola para cuidar das solas. Isso serve principalmente para manter a elasticidade e menos impregnação.

As desvantagens, no entanto, são que as solas ficam mais escorregadias devido ao óleo e isso pode penetrar na parte superior do couro. Para reparos subsequentes, você só pode contar com solas de couro costuradas. As solas com cola não aderem mais.

3. Vá ao sapateiro às vezes

Mesmo com sapatos de couro bem cuidados, acontece em algum momento a sola ter vencido. O mais tardar quando a palmilha aparecer, você deve visitar o sapateiro de sua confiança.

Mas mesmo que haja abrasão significativa ou solas gastas, os reparos fazem sentido. Com sola recente, seus sapatos permanecerão companheiros chiques e confortáveis ​​por um tempo.

Deixe uma resposta