
4 planilhas para te ajudar na gestão financeira de seu negócio
Ter a possibilidade de contar com dados para tomar decisão é um benefício e tanto para quem empreende. Seja uma planilha de fluxo de caixa, ou então um software bem potente, as informações obtidas conseguem dar um bom direcionamento.
Isso porque, quando se tem decisões a serem tomadas, quem administra uma empresa precisa pensar em todas as consequências, possibilidades e até oportunidades.
Sendo assim, planilhas são essenciais no dia a dia do negócio para conseguir ter uma noção de qual o melhor caminho a seguir rumo à lucratividade.
Por esse motivo, este conteúdo vai te apresentar 4 planilhas que podem te ajudar na gestão financeira do seu negócio.
Por que elas são essenciais?
Planilhas de organização são bem comuns no dia a dia de quem administra um negócio, tanto que já são consideradas como ferramentas de gestão financeira empresarial.
Através delas, é possível fazer todo um controle do que acontece na companhia, inclusive com previsibilidade de caixa.
A análise conseguida a partir dessas ferramentas ajudam a organizar o negócio e manter o planejamento estratégico em dia, reduzindo a exposição a riscos.
Sendo assim, elas são essenciais para trabalhar com planejamentos, previsões e análises estatísticas e financeiras.
Com elas, você consegue:
- Fazer cálculos de maneira prática;
- Apresentar dados na forma gráfica com a finalidade de obter insights
- Realizar controles (financeiros, de quantidade, de estoques, etc.) através das planilhas.
- Ter uma visão clara para tomadas de decisão.
4 planilhas que sua administração precisa
Além de deixarem o trabalho mais seguro, as planilhas costumam proporcionar mais agilidade, permitindo que você tenha mais tempo para investir em outras áreas para desenvolver ainda mais a empresa.
Conheça, então, uma lista de 4 planilhas que sua administração precisa e veja dicas de como organizá-las.
Planilha de contas a pagar
Uma planilha de contas a pagar é aquela que vai te ajudar a evitar esquecimentos das datas acordadas com seus fornecedores, além de garantir que tenha dinheiro no dia certo.
Pode parecer bobeira, mas você bem sabe que são muitas contas e que normalmente nem todas para a mesma data.
Sendo assim, é necessário garantir que se tenha dinheiro para honrar seus compromissos, certo?
Pois bem, neste tipo de planilha, você precisa seguir alguns passos para que elas funcionem adequadamente e cumpram seu papel. Veja só:
Dicas essenciais para um bom controle financeiro usando a planilha de contas a pagar:
- Registre antecipadamente os lançamentos com as datas de pagamentos futuros
- Identifique o valor total de contas a serem pagas e necessidade de caixa disponível conforme as datas de vencimento.
- Antecipe os pagamentos que possa obter um desconto considerável.
- Caso o valor disponível não for suficiente para cumprir com as obrigações, estabeleça alguns critérios que priorize serviços e produtos indispensáveis para pagar primeiro.
- Adquira o hábito de informar o fornecedor caso não possa fazer o pagamento na data em que se comprometeu, evitando assim desgaste durante uma renegociação de prazo.
- Utilize os registros da planilha de contas a pagar para fazer a conciliação bancária e alimentar o resumo de fluxo de caixa consolidado em seu controle financeiro.
Planilha de contas a receber
Contas a receber é qualquer quantia em dinheiro que seus clientes devem à sua empresa devido a compras de produtos e contratação de serviços.
Quando você passa a manter uma atualização frequente desses dados em uma planilha, fica mais fácil controlar esse montante, sendo possível, inclusive, conciliá-lo com as contas a pagar.
Com essa planilha, você consegue:
- Organização e visibilidade: é possível ter uma visão mais estratégica da situação, entender as prioridades para uma eventual cobrança e ver quais clientes estão pagando dentro do prazo estabelecido.
- Aumento da produtividade e eficiência do setor: isso permite mais dedicação a demandas que façam parte do core business da empresa, inovação ou mesmo revisão de processos.
- Redução na inadimplência: como todas as informações documentadas de um jeito fácil de compreender, é possível realizar a cobrança aos clientes devedores de modo mais eficiente.
Planilha de fluxo de caixa
O caixa é uma parte delicada da sua empresa e que merece muita atenção. Só por esse motivo, poder contar com uma planilha de fluxo já tem seu valor.
Imagina, então, ter visibilidade para trabalhar melhor seu dinheiro, aumentando lucratividade e aplicando naquilo que realmente faz sentido?
Esse tipo de planilha aqui é aquela que, alinhada com a de contas a pagar, garante que você não atrasará seus boletos, evitando perda de dinheiro com juros e multas desnecessários.
Com ela, você consegue fazer a conciliação bancária frequentemente, sendo possível identificar quanto terá em caixa, ou seja, saldo em dinheiro, em datas futuras.
Para isso, basta anotar custos fixos de despesas administrativas, como luz, água, telefones, internet, salários dos sócios, aluguel, entre outros.
A partir desses rótulos, insira o valor e as respectivas datas para cruzar e acompanhar os gastos naquele período analisado.
Planilha de cálculo de margem de lucro
Por fim, a planilha de margem de lucro é aquela que te ajuda a garantir que o preço de venda do seu produto está cobrindo todo o custo da operação.
Ou seja, com as fórmulas necessárias, você identifica se o que você tem ganhado nas vendas é suficiente para pagar o custo do produto ou da matéria-prima e garantir que o preço seja condizente com a concorrência.
Além disso, você passa a entender ainda se vai conseguir arcar com as despesas administrativas da empresa e garantir o lucro real com a venda dos itens ou serviços.
Para isso, basta seguir este simples passo a passo e chegar aos dados desejados:
- Sua planilha precisa ter as informações essenciais para o cálculo da margem de lucro: o valor de venda e valor de custo da operação;
- Clique na célula em que o valor do lucro deve ser gerado e copie a fórmula =(A2-B2), em que A2 diz respeito à localização da célula com o valor da venda e B2 à localização da célula com o valor do custo.
- Feito isso, aperte a tecla Enter e veja o número do custo aparecer.
- Agora, clique na outra célula em que a margem valor deve ser gerada e copie a fórmula =(C2/A2)*100, em que C2 diz respeito à localização da célula com o valor de lucro e A2 à localização da célula com o valor de venda.
- Feito isso, aperte a tecla Enter e veja a margem de lucro aparecer no Excel.
Com essas planilhas, seu negócio será gerido de forma mais organizada e simples, garantindo tempo livre para você se dedicar mais aos seus clientes e colaboradores, mas sempre com um bom controle financeiro.