Acesse a Prefeitura de Uberlândia
Today quinta-feira, 22nd maio 2025
Imprensa e Mídia

Notícias de Uberlândia, Brasil e Mundo

18 anos sem Telê Santana: mente brilhante e coração tricolor

18 anos sem Telê Santana: mente brilhante e coração tricolor

Apelidado como “Fio de Esperança” por leitores do Jornal dos Sports, Telê Santana fez história em três clubes: Fluminense, São Paulo e Atlético Mineiro. O Brasil se despediu de Telê em 2006, quando ele morreu após falência múltipla de órgãos. São 18 anos sem a lenda.

Em 1949, Telê iniciou sua trajetória no Fluminense. Fez 165 gols em 557 jogos. Honrou a camisa e tinha um faro de um gol único, não é à toa que até hoje se manteve na lista dos cinco maiores artilheiros do Fluminense. Conquistou a Copa Rio 1952, os cariocas de 1951 e 1959, e os Torneios Rio-São Paulo de 1957 e 1960.

Coisas maiores stavam reservadas para Telê Santana. Além do Flu, também vestiu a camisa do Vasco, Madureira Guarani como jogador, mas sempre se identificou de verdade com o Tricolor das Laranjeiras. Se aposentou em 1963.

A carreira dos sonhos

Telê iniciou a jornada como treinador na segunda metade dos anos 1960 no Fluminense. Daí por diante, se tornou um personagem ainda mais importante para o futebol brasileiro. No comando técnico tricolor, foi campeão treinando a equipe juvenil e logo foi promovido para os profissionais. Conquistou o Carioca de 1969 e formou a base do time que fez sucesso em 1970.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é AD_4nXf3K9KgBw8MnjJTE0Yc6usVV5l_qbaCXFjXbuL-Uhwq52AvkLfkKIxyMgOjF5rHdJrewUqVpTEUUdUDO10elj8UEMrxS20UyIddeQTXeWGk37YtWrqA_7lfKLd6pQ02iWAHq9TlSA

Foto: Bárbara Mendonça

Como técnico, Telê saiu do Fluminense de forma polêmica. Após dois jogadores chegarem atrasados, o comandante do Flu quis resolver o problema sozinho, mas foi surpreendido. O preparador físico Antônio Clemente contou o que aconteceu para o presidente Francisco Laport e houve um desentendimento nos bastidores. Porém, a relação entre Telê e Fluminense não terminou assim, pois o treinador ainda teve uma passagem “tímida” pelo clube em 1989. O coração dele continuou e sempre foi tricolor.

Telê deixou o Flu sem saber que estava destinado a comandar grandes jogadores na Seleção Brasileira. Após passar por Atlético Mineiro, São Paulo, Grêmio, Botafogo e Palmeiras, treinou o Brasil nas Copas de 1982 e 1986. 

É a mais pura definição de: do Fluminense para o mundo. O mundo conheceu a mente brilhante de Telê, que foi responsável pelo futebol que encantou a todos e todas. Sócrates, Zico, Careca, Falcão, entre outros.

Retorno triunfante ao São Paulo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é AD_4nXfBAXiqP61cqR8l74Kl81_AihuC5rnANce_al5QXr1Nu5WMVppuSU4iXYay1KJEiFHhWKLhSwqBWEXaOYAI68vfbBk7EwDDtui5UrJ_5Rnom9J81ECP3EPp0TGaLsRH4450-NsX9g

Estátua de Telê Santana no Morumbi. (Foto: Guilherme Pradella)

Em 1990, Telê recebeu mais uma chance do São Paulo, o que resultou em um trabalho extremamente vitorioso. O técnico tinha uma máquina em suas mãos. Raí, Cafu, Leonardo, Muller e muitos mais.

Até 1995, o São Paulo de Telê Santana ganhou absolutamente tudo. Somente a Copa do Brasil ficou de fora. Os principais títulos foram: duas Libertadores, dois mundiais e um Brasileiro. Certamente, merece toda a idolatria da torcida.

Telê morreu aos 74 anos. Pelo que fez no Tricolor Paulista, recebeu o apelido de Mestre. No futebol moderno, a sua figura segue sendo enaltecida e gratificada.

A mente brilhante de Telê rendeu livros magnifícos. Hoje, para estudar e entender sobre o futebol brasileiro, entrar em Telê Santana é uma obrigatoriedade.

Antes sorveteiro, Telê Santana conquistou um espaço único no cenário mundial. Foi eleito o 35º maior treinador de futebol de todos os tempos pela France Football, em 2019.

Tiago Silva Candido

Olá, me chamo Tiago, sou colunista de portais como Correio Braziliense, Tonafama, F5 online e Imprensa e Midia e mais 1500 sites. Caso esteja procurando contato de publicidade nesse e em outros sites, entre em contato com 82987295319 .

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Leia também x