Projeto da RBS TV em parceria com Grêmio Náutico União e Sogipa levou a prática esportiva a cinco ambientes não tradicionais com a ajuda de cinco atletas renomados
O esporte como experiência transformadora do cotidiano e ferramenta para a inclusão social nos ambientes mais inesperados. É esse o convite do projeto Joga com a Gente, do Globo Esporte RS, que começa a exibir nesta segunda-feira (28) uma série de reportagens produzida a partir da proposta de levar o esporte para cinco ambientes nos quais a prática de determinadas modalidades não faz parte do cotidiano das pessoas: um abrigo para crianças, um albergue, um asilo, um hospital psiquiátrico e um presídio.
O Joga com a Gente é uma iniciativa da RBS TV em parceria com Grêmio Náutico União e Sogipa. Os clubes gaúchos disponibilizaram a estrutura e a experiência para proporcionar um turno de prática esportiva, contando com cinco atletas gaúchos que são referência em suas modalidades. A série de reportagens foi conduzida pela apresentadora do Globo Esporte RS, Alice Bastos Neves, que liderou a produção do conteúdo. Ao todo, 108 profissionais envolveram-se na série que será exibida em cinco episódios.
Daiane dos Santos comandou a prática de ginástica artística à Casa de Acolhimento de crianças e adolescentes. Já Rogério Klafke colocou o pessoal do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua em quadra para jogar basquete. O tenista Marcelo Demoliner ensinou os idosos do Asilo Padre Cacique a prática do tênis. Gustavo Endres compartilhou a experiência como jogador de vôlei na Penitenciária Estadual de Canoas. E a judoca Mayra Aguiar dividiu as técnicas do esporte com os pacientes do Hospital Psiquiátrico São Pedro.
O objetivo da série é mostrar como o esporte impacta as pessoas em realidades que em sua grande maioria são ignoradas pela sociedade. Além do compartilhamento de momentos de emoção e alegria, com sorrisos no rosto e olhos brilhantes, o esporte proporcionou às pessoas envolvidas no projeto, nos cinco ambientes, o desenvolvimento de força, resiliência, coletividade, foco, além do lúdico e do condicionamento físico.
– Jogar com a gente é ser colaborativo, exercer a empatia e ter a percepção da existência do outro. É mostrar o esporte como elemento de reinserção social e formação cidadã. É provocar a sociedade, e a nós mesmos, para que possamos contribuir para uma vida melhor. E a união entre o jornalismo e a prática esportiva é um caminho fundamental para mostrarmos às pessoas que devemos pensar coletivamente – explica o chefe de redação de esportes da RBS TV, Tiago Cirqueira.
No sábado (2), no Parcão, o convite para jogar com a gente se estende a todo o público, que está convidado a participar de um dia de prática esportiva, para conhecer modalidades, interagir com as pessoas e acompanhar de perto a transmissão do Globo Esporte RS, além de curtir um show musical. Das 9h às 14h, estarão abertas oito mini-arenas nas quais o público poderá praticar ginástica artística, tênis, tênis de mesa, vôlei, ginástica rítmica, esgrima, basquete e judô. No palco, haverá aula de zumba, power local, mix dance, alongamento e funcional, além de uma apresentação de ginástica rítmica e um show da banda Valente, que participou do programa Superstar
– O nosso lugar como jornalistas é ao lado das pessoas. Jogando com elas. E está todo mundo convidado a jogar junto, aumentar esse time. Deixar ele gigante do jeito que a sociedade e que cada uma dessas pessoas que conhecemos nos lugares que visitamos pelo projeto precisam e merecem – concluiu Alice Bastos Neves.